Confederação Brasileira de Golfe

Participe da definição do novo Sistema de Handicap Mundial

03 de agosto de 2017

A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) incentiva os golfistas brasileiros a preencherem uma pesquisa internacional preparada pelo R&A para auxiliar na definição do novo Sistema de Handicap Mundial (WHS, na sigla em inglês).

A pesquisa pode ser acessada AQUI. Ao respondê-la, você estará auxiliando no processo de definição do novo sistema.

Conforme divulgado em abril, o R&A e a United States Golf Association (USGA), as duas entidades responsáveis em conjunto pelas Regras de Golfe, criarão um sistema unificado de handicap, a ser utilizado no mundo inteiro. Atualmente, os handicaps são calculados por seis sistemas diferentes ao redor do mundo, conduzidos pela Golf Australia, pelo Council of National Golf Unions (CONGU), pela European Golf Association (EGA), pela South African Golf Association (SAGA), pela Asociacion Argentina de Golf (AGA, na sigla em inglês) e pela USGA. O Brasil utiliza há pouco mais de dez anos o sistema da USGA.

Destacamos aqui os próximos passos a serem tomados:

  • Criação da página web: WHS.com
  • O sistema ainda está em discussão em vários pontos de sua configuração, e em meados de Julho de 2017 deveremos ter uma proposta final para aprovação das Associações Nacionais.
  • A aprovação das propostas deverá ocorrer em Setembro de 2017, e o anúncio oficial será feito logo em seguida.
  • O ano de 2018 servirá para o desenvolvimento de materiais educativos e traduções ao redor de todo o mundo.
  • O Brasil poderá ser a Associação utilizada como “teste” do sistema ao longo do ano de 2018.
  • O processo educativo do sistema será desenvolvido ao longo dos anos de 2018 e 2019, para então termos a implantação mundial final.

Importante: Em virtude de potenciais modificações no sistema, a Confederação Brasileira de Golfe modificará temporariamente o processo de avaliação/atualização de “Course Rating” e de “Slope Rating” dos campos do país.

Todos os campos que já receberam a visita de “raters” e avaliados anteriormente, na necessidade de uma reavaliação/readequação, esta será feita pela equipe de raters utilizando uma metodologia teórica de adequação destes valores, baseadas no Manual de Handicap da USGA. Não será necessária a visita física da equipe de raters. Cada caso será avaliado individualmente, para que as necessidades técnicas sejam atendidas dentro dos padrões estabelecidos pelo sistema vigente atual.

No caso de novos campos, continuaremos com o mesmo método de visita e avaliação pela equipe de raters, de maneira presencial.

A Confederação Brasileira de Golfe conta com a parceria de todas as suas Federações filiadas para que possamos manter todos os clubes de golfe do Brasil informados e atualizados dentro dos parâmetros aqui descritos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site