Confederação Brasileira de Golfe

ABGS comemora seus 30 anos em grande estilo

30 de novembro de 2009

A Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS) comemorou em altíssimo estilo os seus 30 anos com uma festa inesquecível no Iberostar Praia do Forte, na Bahia. A Retrospectiva 2009 reuniu mais de 80 jogadores para um torneio de dois dias no Iberostate Praia do Forte Golf Club e para quatro dias de muita confraternização e diversão, com direito a show exclusivo de Jorge Ben Jor.

A festa começou na quinta-feira dia 26, com um animado coquetel no Club House do golfe oferecido pelo Iberostate, a divisão imobiliária do Iberostar. No dia seguinte, após o primeiro dia de torneio, aconteceu o jantar da Retrospectiva, ocasião na qual foram premiados os melhores jogadores do ano – com destaque a Ronald Gunn, melhor scratch de 2009 – e homenageadas entidades como Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paulista de Golfe, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Federação Riograndense de Golfe e Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe. Manuel Gama (FPG), Arata Hara (FPCG), José Antonio Ribeiro Filho (Fecong) e Silvio Cecin (FRGG) receberam as homenagens.

Durante o jantar foi apresentado o Hino da ABGS, criado pelo advogado, músico e golfista sênior Edson Abdala e por Paulo e Vasti Pacheco. A ABGS homenageou também o gaúcho João Vontobel por sua dedicação à entidade.

No dia seguinte, após a final do torneio, foi realizada a entrega de prêmios e sorteios de diversos brindes – passagens aéreas da American Airlines, pacotes do Iberostar Bahia e Iberostar Amazon e televisores de 42 polegadas doados pela Casteval, CEI Brasil e Mili. Mais tarde foi a vez do ponto alto do evento: um show do golfista sênior e mais novo membro da ABGS Jorge Ben Jor, atração oferecida pela ABGS para os participantes do evento e também para os demais hóspedes do hotel.

A Retrospectiva 2009 da ABGS teve o patrocínio do Riserva Uno, um empreendimento da RJZ Cyrela que contará com campo de golfe na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, da American Airlines, Iberostar, Iberostate, Golf Travel, Webjet e apoio da Zum Brazil, Grou Turismo e Carryon/Club Car.

Torneio disputado – Na categoria scratch, o campeão foi Manuel Gama, com 157 tacadas, seguido por Ronald Gunn, com 161 (abaixo com Gary Skolnik, Paulo Pacheco e David Malagelada). Vanderlei Micheleto venceu a categoria handicap até 14,0, com 149 tacadas net. A segunda posição ficou com Kunio Ishihara, que jogou 149 net. Entre os jogadores da categoria handicap de 14,1 até 23,0, o campeão foi Nivaldo Gerais, com 140. Logo atrás ficou Gunther Matter, com 142 net. Walter Taurisano venceu a categoria handicap de 23,1 até 34,0, com 73 pontos (modalidade stableford), apenas um ponto de vantagem em relação a Hilário Licheski.

Na categoria pré-sênior scratch, o campeão foi Silvio Cecin, com 147 tacadas. E, na categoria pré-sênior com handicap o campeão foi Francisco Carrer, com 144 tacadas net, seguido por Roberto Perez, com 153 net.

Entre as damas, a vitória ficou com Vasti Pacheco, que somou 72 pontos (modalidade stableford). Neusa Azevedo e Keiko Shimomaebara ficaram na 2ª e 3ª posição, respectivamente, ambas com 71 pontos.

A competição também premiou os jogadores da categoria Amigos da ABGS, cujos os primeiros colocados foram Eduardo Príncipe Oliveira, com 145 net (1º lugar); Marco Frenette, com 151 net (2º lugar) e José H. Teixeira Filho, com 157 tacadas net (3º lugar).

Na disputa por equipes, o time campeão, formado por E. Abdala, N. Gerais, W. Taurisano e Mariana Costa, somou 283 tacadas. A segunda posição ficou com o time composto por Humberto Monte Neto, A. Leme, H. Lisheski e Tissako Hara, com 258 no total. A equipe formada pelos jogadores Paulo Pacheco, presidente da ABGS, Domenico Abate, Francisco Becker e Vasti Pacheco, jogou 286. O evento foi organizado pela Golf Travel/GT Golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site