Confederação Brasileira de Golfe

Brasileiro de Caddies – Banco Alfa será na próxima semana

24 de janeiro de 2003

Dos dias 27 a 29 de janeiro será realizado no Itanhangá Golf Club, Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Caddies – Banco Alfa, torneio que acontece pelo sétimo ano consecutivo e que vai reunir 46 jogadores de todo o país.

O campeonato foi criado em 1995 com a finalidade de revelar profissionais, o que já aconteceu várias vezes – a maioria dos golfistas profissionais do Brasil é de ex-caddies. O organizador e idealizador, Mário Sérgio, 53 anos, dos quais 40 dedicados à profissão, quer aproveitar para difundir um pouco mais sobre a função. “Não somos apenas meros carregadores de tacos. O caddie é uma espécie de técnico do golfista, um estrategista na hora do jogo”, afirma.

Mário Sérgio conta que faz parte da função chegar mais cedo e medir o campo, a direção e a velocidade do vento, para orientar o jogador. “Por isso, muitos jogadores às vezes levam o seu próprio caddie para campeonatos em outras cidades ou no exterior”, diz o organizador do torneio, que já viajou por quase todo o Brasil acompanhando jogadores.

Os caddies começam a aprender o esporte no dia-a-dia, ao observar os sócios. Na segunda-feira, dia em que os clubes normalmente estão fechados, é dia de os caddies jogarem. Segundo Mário Sérgio, cerca de 80% deles se interessam e aprendem a jogar, normalmente com material emprestado dos sócios, que também costumam doar tacos, bolas e bolsas para os caddies.

O primeiro Brasileiro de Caddies, em 1995, também no Itanhangá, contou com a participação de 50 jogadores. O campeão foi Laertes Fernandes, do Rio de Janeiro, que hoje é profissional no Comandatuba Ocean Course, na Bahia. Entre os favoritos deste ano estão Adilson Silva, atual campeão, Marcos Bessa e Adilson Bessa (ambos do Rio).

Os caddies têm passagem, hospedagem e alimentação pagas pelos patrocinadores do torneio. A premiação total é de R$ 12.000,00. O campeão da sétima etapa receberá o prêmio de R$ 1.500,00 e todos os participantes recebem premiação de dinheiro, até o último colocado. A disputa será na modalidade stroke play, em 36 buracos.

O evento tem patrocínio do Banco Alfa e da Confederação Brasileira de Golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site