Confederação Brasileira de Golfe

Argentino Clodomiro Carranza é o campeão do Aberto de Golfe do Brasil

06 de outubro de 2012

O mais importante torneio de golfe do país, o 59º Aberto do Brasil de Golfe, apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, terminou com um emocionante desempate no buraco 18 do São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), neste sábado, dia 6 de outubro. O argentino Clodomiro Carranza foi o grande campeão ao vencer o playoff (desempate) ao fazer quatro tacadas, vencendo o mexicano Jose de Jesus Rodrigues, que fez cinco tacadas.
Os dois profissionais terminaram os quatro dias de disputa com 269 tacadas, quinze abaixo do par do campo.

Clodomiro Carranza jogou neste sábado 65 tacadas (seis abaixo do par) e o vice-campeão Jose de Jesus Rodriguez jogou 68 tacadas (três abaixo do par).

“Estou feliz com a vitória. Me preparei muito nos últimos anos para conquistar este título. Foi no buraco 9 que senti que poderia ser o campeão”, declarou Clodomiro Carranza.

Participaram da entrega de troféus Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Julio Cruz Lima, presidente do São Fernando Golf Club, Jack Warfield, representando o PGA TOUR, e Michael White, representando o Credit Suisse Hedging Griffo.

Rachid Orra, presidente da CBG, destacou a importância do aumento do número de torneio profissionais e que no próximo ano serão dois torneios do PGA TOUR Latinoamérica no Brasil, além de cinco etapas do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG PRO TOUR).

Clique aqui para ver os resultados

Clique aqui para ver os horários de saída do torneio

O Aberto do Brasil distribuiu 130 mil dólares em prêmios e o campeão Clodomiro Carranza ganhou mais de 23 mil dólares. Ele recebeu de presente das mãos de Enio Ribeiro, vice-presidente da IMX, uma máquina de café Nespresso.

O gaúcho Leonardo Conrado recebeu o troféu de melhor amador do Aberto do Brasil. O argentino Matias O´Curry fez a melhor volta de todo o torneio, terminando a rodada final com 62 tacadas, nove abaixo, quebrando o recorde do campo, e ficou em terceiro lugar na classificação geral.

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi o carioca Philippe Gasnier, que terminou com 280 tacadas, com menos quatro, na 18ª colocação, empatado com outros quatro jogadores. 

O Aberto do Brasil disputado no São Fernando Golf Club entre os dias 3 e 6 de outubro foi o primeiro torneio do PGA TOUR Latinoamérica no país, com a participação de 144 golfistas do Brasil e América Latina.

Organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e pela IMX, sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica, o Aberto do Brasil é o mais tradicional da história do golfe brasileiro. Essa foi a quarta etapa do PGA TOUR Latinoamérica.

Patrocínio – O Aberto do Brasil tem o patrocínio máster da Credit Suisse Hedging-Griffo. Patrocínio da Comgás e Nextel. O apoio é da Philips e da Embrase. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. A operadora oficial é a Tam Viagens. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio da Federação Paulista de Golfe, R&A, São Fernando Golf Club. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e pela IMX e é sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.

Histórico glorioso – Em mais de seis décadas de glória (a primeira edição foi em 1945), o Aberto do Brasil já atraiu alguns dos principais nomes do golfe mundial, numa lista de campeões que incluem Sam Snead (1952), Billy Casper (1958 & 1959), Peter Alliss (1961), Gary Player (1972 e 1974), Raymond Floyd (1978) Jerry Pate (1980), Hale Irwin (1982), Roberto De Vicenzo (1954, 57, 60, 63, 64 & 1973) e o brasileiro Mario Gonzalez (1946, 48, 49, 50, 51, 53, 55, 69), maior vencedor da história do campeonato. O atual campeão do Aberto do Brasil é o colombiano Oscar Alvarez, vencedor em 2011 no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site