Confederação Brasileira de Golfe

Argentina lidera o 2º Latino-Americano de Golfe Sênior na Bahia

11 de março de 2013

A Argentina saiu na frente nesta segunda-feira na disputa pelo título de equipes do II Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior, que acontece no Comandatuba Ocean Course, o campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, com organização da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Os argentinos somaram 26 pontos na primeira rodada, contra 19 da equipe Brasil Verde, 17 do time do Panamá e 15 do time Brasil Amarelo. A segunda rodada será disputada nesta terça-feira, com saídas a partir das 8h. A final acontece na quarta-feira.

Há disputas gross e net (com e sem handicap) em todas as categorias. Os líderes parciais individuais são Robert Askew (Panamá, 79 gross e 71 net, handicap até 9), Ramon Cereijo (Argentina, 79 gross e 68 net, hcp 10 a 13), Eduardo Príncipe (time Brasil Branco, 85 gross e 71 net, hcp 14 a 17), Javier Tizado (Argentina, 86 gross e 67 net, hcp 18 a 20), Gregorio Chuljak (Panamá, 94 gross, hcp 21 a 30) e Pincas Feingold (Argentina, 73 net, hcp 21 a 30).

O torneio é um marco na expansão do golfe sênior na América Latina e Central e consolida a Confederação Latino-Americana de Golf Senior Amateur, que foi concebida no Brasil durante o Sul-Americano Sênior de 2008, também disputado na Bahia.

A intenção da entidade, criada por sugestão da ABGS e de seu então presidente, Paulo Pacheco, é fortalecer o golfe sênior no continente. A modalidade é voltada para golfistas com mais de 55 anos de idade (sêniores) e mais de 40 anos (pré-sêniores). Pacheco, atual presidente da CBG, foi sucedido na presidência da ABGS pelo paranaense Cláudio Kiryla, também presente ao evento.

A primeira edição do Latino-Americano aconteceu no ano passado em Miami (EUA) e foi vencida pelo time do Brasil, que este ano defende em casa seu título no campo que é considerado pela revista americana Golf Digest o melhor do País.

Sobre a ABGS – Fundada em 1979, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) reúne os melhores golfistas sêniores e pré-sêniores do país, em sua maioria empresários, executivos e profissionais liberais de sucesso que tem o golfe como principal hobby. A ABGS é membra fundadora da Confederação Latino-Americana de Golfe Sênior e da Federação Sul-Americana de Golfe Sênior. Também faz parte da World Senior Golf Federation, a entidade mundial da categoria.

A entidade conta com um quadro com mais de 1.300 associados e promove competições regionais, nacionais e internacionais. A ABGS já realizou torneios em destinos como Portugal, Itália, França, Tunísia, República Dominicana e EUA, entre outros, sempre aliando esporte, cultura, turismo, construção de relações duradouras e contato com o meio ambiente. O presidente da ABGS é o paranaense Claudio Kiryla.
Crédito: Henrique Fruet

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site