Confederação Brasileira de Golfe

Professores do Rio de Janeiro concluem treinamento do projeto Golfe para Vida apresentado por HSBC

25 de novembro de 2013

Foi encerrada neste domingo, 24 de novembro, no Ginásio Experimental Olímpico, em Guaratiba, a primeira edição do treinamento do projeto Golfe para Vida apresentado por HSBC no Rio de Janeiro.

Foram três dias de curso com um equilíbrio entre aulas teóricas e práticas, executadas com a presença de 30 alunos do GEO, uma escola em tempo integral vocacionada para o esporte. Ela integra formação acadêmica e esportiva e visa formar o aluno-atleta-cidadão.

O projeto foi desenvolvido pela Confederação Brasileira de Golfe, com o apoio técnico-financeiro do R&A, entidade máxima do golfe mundial, e o patrocínio do HSBC através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Esse aspecto dos valores passados aos alunos por meio do esporte foi um dos pontos destacados pela Maíra de Oliveira, Diretora da Escola Municipal Benevenuta Ribeiro: “O golfe traz consigo uma questão muito forte de honestidade, cortesia com o colega, equidade e foco. São valores que todas as crianças podem aproveitar e certamente trarão benefícios importantes para o seu desenvolvimento”.

Além dos professores da rede municipal, participaram do treinamento 4 profissionais de golfe, que já dão aulas em clubes de golfe do Estado do Rio de Janeiro. Sua participação foi realizada com o intuito de certificá-los nos padrões internacionais do esporte para o ensino voltado para crianças. Laerte Fernandes, um desses profissionais experientes que começou no esporte como caddie, destacou a receptividade das crianças que participaram das aulas práticas: “Estou muito surpreso com a excelente aceitação que as crianças demonstraram aqui. São crianças que normalmente não teriam oportunidade de ter contato com o esporte e a partir de hoje elas terão, poderão praticar junto com os colegas, ter essa competitividade saudável de ver quem se sai melhor em cada exercício. Foi incrível vê-las ao final da aula dizendo para a Diretora da escola que querem ter mais aulas de golfe”.

Um dos instrutores do curso, Nico Barcellos, Diretor Técnico da CBG, disse que esta foi a primeira turma em que quatro alunos gabaritaram a prova, que é padronizada e desenvolvida na Inglaterra pelo PGA of Europe, entidade que desenvolveu o projeto do Golfe para Vida. “Gostei muito dessa turma, os professores – que aqui eram alunos – chegaram muito motivados. Já desenvolvemos esse projeto em várias outras cidades, já são mais de 28.000 crianças que estão tendo contato com o golfe dentro do contexto das aulas de educação física e isso para o futuro do esporte no Brasil é fantástico.

Barcellos ressaltou que para 2016, quando o golfe passará a ser um esporte olímpico novamente, não será possível aproveitar os talentos que serão descobertos nos próximos anos por meio do programa, mas que para os eventos seguintes certamente teremos um bom número de brasileiros participando: “A idéia como Golfe para a Vida é crescer a nossa base, e com isso descobrir grandes talentos para o esporte que talvez de outra maneira passassem despercebidos. A 2ª fase do programa é levar essas crianças que demonstram interesse pelo esporte para os campos de golfe, disponibilizando um profissional do golfe para treiná-las. Tenho certeza que depois de 2016 já teremos representantes oriundos desse projeto”, concluiu.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site