Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – Os fortes vínculos nascidos da emoção

20 de dezembro de 2007

 

Por que são tão estreitos os vínculos desenvolvidos entre empresários e executivos que praticam golfe? É a pergunta mais ouvida nas palestras que pronuncio regularmente perante o publico corporativo.

A resposta é a emoção compartilhada e a comunhão de valores referentes à ética, integridade e humildade exigidos pelo esporte que ajudam na vida corporativa e na pessoal.

Por ser um esporte que desenvolve a perseverança, a auto-análise constante e o foco, e onde a única forma de vencer é com jogo limpo, seus esforçados praticantes acabam integrando uma tribo com uma identificação muitas vezes maior que os integrantes de uma torcida organizada, uma empresa, uma nação, uma religião.

A ultima prova dos fortes vínculos do golfe foi a II Friends Cup, organizada por André e Alexandre Martins, da VB Serviços, no Damha Golf Club, em São Carlos. Um total de 85 presidentes de empresas, altos executivos, dirigentes, homens de mídia, todos amigos formaram uma caravana para disputar um dos mais divertidos torneios por equipes.

Houve sorteio para formar as equipes porque qualquer um que caísse no grupo seria alguém que compartilha a amizade como valor. Alguém que sempre denunciaria uma falta própria. Algo assim como pedir a marcação de um penalty num jogo de futebol contra a própria equipe.

Os golfistas não são anjos, somente aceitam as regras centenárias que colocam integridade, ética e o respeito aos outros e ao meio ambiente como valores superiores ao resto. Um esporte que por essas mesmas razoes não é para todos. Ali nasce a amizade por afinidade e identificação, a tribo dos golfistas.

Os amigos do golfista Jens Insrang, um dos maiores incentivadores do golfe brasileiro em 2007, fazem votos para que a sua convalescencia seja curta e possa voltar aos campos para compartilhar novamente o peculiar esporte, que tende a crescer.

Uma campanha para divulgar o deporte com astros de outros esportes como Pelé, Hortênsia e Rubens Barrichelo, será lançada em janeiro próximo pela Federação Paulista de Golfe. O esporte já cresce em diferentes áreas. O circuito CEG será realizado em 2008. As equipes da DM7, Melhoramentos e Duke Energy subiram após a ultima etapa de 2007.

No Clube São Fernando foi organizada mais uma edição do torneio beneficente Casa da Paz, no Santos São Vicente aconteceu a animada disputa em duplas pela taça Florita Dulce e no Portal do Japy houve outro encontro de golfistas, consolidando o empreendimento.

O XXX Campeonato Sul-Americano de Golf Sênior, cuja confederação e presidida pelo brasileiro Paulo Cezar Pacheco, será realizado na Bahia, em novembro de 2008, com a participação de uns 500 jogadores de 10 paises.

Esta semana se realiza o primeiro evento de golfe noturno da Golf Walk, que detem a exclusividade da marca Golfnite no pais. A meta é realizar mais de 100 torneios deste tipo até 2009, a uma década do primeira vez que os integrantes nacionais da tribo golfistica sairam a jogar de noite no Clube de Golfe de Brasília. 

O colunista é palestrante, escritor e consultor. Assina a coluna semanal da Gazeta Mercantil e colabora com a revista Golf Digest Brasil. Autor de Liderança e Golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site