Confederação Brasileira de Golfe

Giordano Junqueira e Karina Palmberg são campeões

02 de agosto de 2008

O paulista Giordano Junqueira, jogador do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, sagrou-se nesta sexta-feira campeão do Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do circuito mundial criado pelo campeão britânico Nick Faldo. O torneio foi disputado no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. A campeã feminina foi a também paulista Karina Palmberg, do São Fernando Golf Club, atual campeã juvenil e campeã brasileira de golfe.

Giordano jogou um total de 211 tacadas (69/73/69), contra 214 do segundo colocado da categoria geral, o carioca André Tourinho. Em seguida vieram o paulista Rafael Becker e o carioca Ken Vilanger, ambos com 215.

“Meu jogo foi muito bom, foi quase perfeito”, disse o campeão, que elogiou o torneio. “Foi muito bom jogar ao lado de jogadores da Argentina. Isso melhorou o nível do jogo. As clínicas também foram ótimas para vermos como os jogadores de fora se prepararam”, afirmou.

Na categoria Misto 18 a 21 anos, a vitória ficou com Ken Villanger, seguido pelo argentino Ezequiel Meroni e pelo paulista Alex Yugo Hirai. Giordano Junqueira venceu também no grupo de até 18 anos. Nesta categoria, o carioca André Tourinho terminou em segundo e Felipe Navarro, também do Rio, ficou em terceiro. Na categoria até 17 anos, o paulista Rafael Becker manteve a posição conquistada no segundo dia e se sagrou campeão. O argentino Andres Schonbaum ficou em segundo e Luis Gama, de São Paulo, em terceiro. Na categoria até 16 anos, o paulista Thiago Masini virou o jogo e se tornou campeão após ultrapassar o líder das duas primeiras rodadas, o argentino Julian Passera. O paranaense Uri Bogoslavsky confirmou as expectativas e foi o campeão da categoria até 15 anos, seguido pelo paulista Patrick Murray e pelo gaúcho Gustavo Chuang.

Entre as meninas, a paulista Karina Palmberg conquistou mais um título – o quarto, pela quarta semana consecutiva, já que, pela ordem, ela venceu antes o Juvenil Brasileiro, o Gillette Mach 3 Cup – 78º Campeonato de Golfe Amador do Brasil – 7ª Taça Banco Alfa e o Interfederações Juvenil (estava na equipe vencedora). Karina somou 236 tacadas nos três dias de competição. “Estou muito feliz. O torneio foi muito bem organizado e o campo estava ótimo”, disse a jogadora, que elogiou as clínicas de golfe ministradas pelo staff de Nick Faldo. Daniela Murray jogou muito bem no último dia, com um 74 (o melhor resultado feminino de todo o torneio) e ficou na segunda colocação com 238, seguida por Hee Lim An, também de São Paulo, com 239.

Os campeões do torneio representarão a América do Sul na final mundial da Faldo Series, que será disputada em outubro na Costa do Sauípe, na Bahia. “Superamos nossas expectativas no Brasil e esperamos que o evento da Bahia supere o do Rio”, disse Kerry McDonald, diretor da Faldo Series.

A Faldo Series South America Championship contou com o apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O torneio valeu pontos para o ranking mundial do R&A, órgão máximo do golfe mundial, e teve o apoio do European Tour, PGA e do próprio R&A. O Brasil será sede da final da Faldo Series South America pelos próximos cinco anos. Isso significa que os melhores jogadores juvenis e com até 21 anos de idade dos demais países da América Latina disputarão por aqui as finais do continente até 2012.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site