Confederação Brasileira de Golfe

Meninas do Brasil prontas para a estréia no Mundial na Austrália

06 de outubro de 2008

A equipe feminina do Brasil estréia nesta quarta-feira dia 8 no World Amateur Team Championship, o campeonato mundial de golfe, que acontece na Austrália de 8 a 19 de outubro no Grange Golf Club e no Royal Adelaide Golf Club. A Confederação Brasileira de Golfe convocou um time que mescla jogadores com experiência na competição e jovens talentos nacionais.

O time feminino será composto por Patrícia Carvalho, do Paraná, a atual número 1 do ranking, Karina Palmberg, de São Paulo, atual campeã brasileira adulta e juvenil, e Mariana de Biase, do Rio de Janeiro. A capitã da equipe é Vicky Whyte, que de 2000 a 2006 foi a Women’s Chairman do International Golf Federation (Presidente do setor feminino da Federação Internacional de Golfe).

As mulheres iniciaram os treinamentos finais no sábado dia 4. No dia 8, estréiam no torneio jogando ao lado das suecas e das holandesas. No dia seguinte, entram em campo com jogadoras do País de Gales e da Tailândia. Nos dois últimos dias de competição as saídas serão organizadas levando em conta os resultados das equipes.

A equipe masculina, que entra em campo no dia 16, será formada pelo gaúcho Felipe Lessa, atual campeão brasileiro e primeiro do ranking, pelo paulista Pedro da Costa Lima, segundo do ranking, e Máximo Kopp, do Paraná, que terminou em 13º lugar na disputa individual no torneio de 2006 e foi a escolha técnica da CBG. O capitão do time será Mario Gonzalez Filho. Eles treinam a partir do dia 12.

O time brasileiro tem o apoio da Puma e vestirá o uniforme completo de jogo e sapatos da marca durante a disputa. A equipe também conta com o apoio da Rodobens.

Cada país participa com uma equipe de três jogadores que joga 72 buracos, no masculino e no feminino, sendo computados apenas os dois melhores scores individuais de cada dia. A equipe vencedora é a que termina os 72 buracos com o menor número de tacadas. No masculino, o prêmio é o Eisenhower Trophy e no feminino, o Espirito Santo Trophy (foto acima)

A melhor classificação do país no Mundial por equipes foi em 1974, quando a equipe brasileira formada por Jaime Gonzalez, Ricardo Rossi, Priscillo Diniz e Rafael Navarro terminou em 3º lugar, entre 35 países, em Cajuiles, na República Dominicana, tornando-se o primeiro país de idioma não inglês a ganhar medalha.

No feminino, a melhor colocação foi 3º lugar no Algarve, em Portugal, em 1976, da qual  participaram 25 países. A equipe era formada por Laura Maria dos Santos, Maria Alice Gonzalez e Elisabeth Noronha.

O delegado dos times brasileiros será John Byers, que assumiu recentemente o recém-criado cargo de diretor executivo da Confederação Brasileira de Golfe. “Teremos um time renovado e altamente competitivo”, diz José Joaquim Barbosa, vice-presidente técnico da CBG.

Realizado pela International Golf Federation, o Mundial poderá ser acompanhado através do site: http://www.worldamateur2008.org/.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site