Confederação Brasileira de Golfe

Final sul-americana do Faldo Series começa nesta sexta em Itatiba

13 de maio de 2015

Começa nesta sexta-feira o Faldo Series South America Championship, a final sul-americana de um dos circuitos de golfe juvenil mais importantes do mundo, o Faldo Series, criado pelo campeão britânico Nick Faldo, ganhador de seis torneios de Grand Slam. Estarão em campo 84 competidores de cinco países – Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. O evento vale vaga para a final mundial do circuito, nos Estados Unidos.

A competição acontecerá pelo oitavo ano seguido no Brasil, com organização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e apoio da Federação Paulista de Golfe. A sede do torneio será o Santapazienza Golf Club, campo desenhado pelo conceituado designer americano Tom Fazio em Itatiba (SP), e vale para os rankings mundial e nacional.

As principais categorias do torneio são até 21 anos, até 18 anos e até 16 anos, no masculino, e até 21 anos e até 16 anos, no feminino. O campeão ou campeã de cada uma delas ganha o direito de representar o continente na Final Mundial do Faldo Series, que será disputada nos EUA.

“Torneios como o Faldo Series são muito importantes para acostumar nossos jovens talentos com competições de alto nível técnico e de organização”, diz Marcio Galvão, diretor técnico da CBG.

Os gaúchos Herik Machado e Rohan Boettcher, respectivamente primeiro e segundo colocados do ranking juvenil nacional, defendem o título conquistado no ano passado. Herik foi campeão da categoria até 18 anos e depois foi sexto colocado na final mundial. No início do ano, o jovem talento do time de Alto Rendimento da CBG foi primeiro colocado individual no Sul-Americano de Golfe Juvenil. Já Rohan venceu a categoria de jogadores de até 16 anos na final sul-americana do Faldo Series do ano passado e, depois, foi campeão mundial da sua faixa de idade.

Haverá outros ex-campeões do torneio em campo, como Marcos Negrini, vencedor de até 16 anos em 2013, e João Paulo Silva, ganhador na faixa de até 18 anos em 2012. No total, todos os 17 primeiros colocados na principal categoria do ranking nacional juvenil disputarão a competição.

No feminino, oito das dez melhores do ranking juvenil brasileiro disputarão o título, entre elas Lauren Nunes Grinberg, do Lago Azul Golf Club (SP), atual campeã brasileira juvenil e pré-juvenil, Giovanna Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas (SP), e Luiza Caetano, do Clube de Golfe de Brasília (DF), respectivamente primeira, segunda e terceira colocadas.

Haverá também em Itatiba a disputa do Faldo Mini Series 2015, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento internacional. Os prêmios serão medalhas de ouro e prata. No masculino, haverá a categoria de até 13 anos e de até 11 anos; no feminino, de até 13 anos.

O Faldo Series tem crescido significativamente na América do Sul desde que a parceria com a Confederação Brasileira de Golfe foi formalizada, o que promove oportunidades a jovens golfistas da América do Sul. Já participaram do Faldo Series grandes campeões como Rory McIlroy, atual primeiro lugar do ranking mundial profissional.

O Faldo Series South America Championship conta com recursos da Lei Agnelo Piva, do Comitê Olímpico Brasileiro, além de apoio da Federação Paulista de Golfe e do Santapazienza Golf Club.

Com o apoio do R&A e do European Tour, o Faldo Series tem sido um dos principais torneios amadores para jovens jogadores que desejam chegar ao nível profissional. No calendário de 2015 estão previstas etapas em diversos países, como Inglaterra, Abu Dhabi, República Checa, Escócia, Áustria, País de Gales, Brasil, Itália , Holanda e Alemanha.

VEJA HORÁRIOS DE SAÍDA E RESULTADOS NA PÁGINA DO TORNEIO NO BLUE GOLF

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site