Confederação Brasileira de Golfe

Daniela Murray – Treinos no verão

21 de novembro de 2007

Bate-bola, sol, calor, puttting green e menos aulas. Esse é o verão na minha escola austríaca

Admito: não é nada fácil escrever sobre as delícias do verão em pleno inverno de zero grau! Eu vou tentar, pois quem sabe se escrevendo sobre o verão não dá uma esquentadinha, pelo menos psicológica.

Em março o bate-bola, o putting green e o pitching green reabrem. É uma beleza ver os gramados verdinhos e prontos para receber nossas tacadas. As diferenças do treino no inverno (que eu descrevi na coluna anterior) e no verão não são poucas.

Se no inverno o treino é absolutamente indoor, no verão treinamos ao ar livre. A temperatura no inverno fica antre 10 e -6 °C e no verão entre 20 e 35°C. Dá para sentir a diferença só de ler esses números, não?

Outra mudança é a forma de treino. No verão tentamos não mexer muito na técnica, pois estamos jogando vários torneios (no mínimo 3 por mês). Temos mais torneios num curto período porque temos uma temporada também mais curta, que vai de março a outubro.

No verão tentamos fixar o que aprendemos no inverno. O jogo curto volta a ser o tema principal de vários jogadores. Os treinos no verão têm o foco de melhorar o approach. Como no inverno não temos como treinar o jogo curto, aproveitamos a maior parte do tempo no verão no nosso pitching green. O putt nao perde sua importância. Depois da perfeita análise do putt com o putt-lab no inverno, é hora de colocar tudo em prática.

Também usamos nossa viagem para os campos da Turquia como um pré-aquecimento, porque uma vez de volta na Áustria começa a temporada de torneios e não temos muito tempo para fazer grandes mudanças.

No verão, temos algumas mudanças na escola também. Temos menos aulas na semana, e isso aumenta o ânimo da gente.

A parte mais legal do verão é que escurece tarde (20h). Ficamos no bate-bola ou no campinho de par 3 até o último raio de sol.

Mas não é uma época apenas de treino, mas também de focar nos objetivos. Abaixar o HCP, jogar torneios, entrar para a delegação austríaca de golfe, passar tal competidor no ranking, etc.

Depois de um jogo no fim de semana, nos reunimos todos e vamos para a piscina. Passamos o resto do dia jogando vôlei, futebol e nadando. É uma delícia.

Bem, esse é o nosso verão aqui na Áustria. Na próxima coluna vou contar sobre os acessórios que devemos trazer para o treino, e falarei também das diferentes “punições” que envolvem nossos treinos. Até lá.

A colunista é campeã do Amador Juvenil 2007, tem 16 anos e é sócia do São Fernando Golf Club. Atualmente treina na Áustria.

dani_amigona@hotmail.com

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site