Confederação Brasileira de Golfe

Ricardo Iversson segue preparação nos Estados Unidos

31 de julho de 2006

Vivendo em Dallas, no Texas (EUA), há três meses, o paulistano Ricardo Iversson, o Kadinho, experimenta uma nova fase em sua carreira como golfista. Ex-jogador amador, ele assinou contrato de três anos com a ReUnion Sports & Marketing, especializada no gerenciamento da carreira de pilotos e que agora está investindo também no golfe, e vem dando novos passos na sua profissionalização no esporte.

O jovem de 24 anos está treinando no Golden Bear Golf Centre com o técnico norte-americano Mark Maness, ex-golfista de renome internacional e que atualmente prepara jogadores amadores e profissionais nos Estados Unidos. No Brasil, ele conta com o suporte de Cláudio Golombek, engenheiro profissional do esporte.

O brasileiro também vem disputando o Tight Lies Tour, considerado um dos melhores mini tours norte-americano, com jogadores de altíssimo nível. Entre as dificuldades que Kadinho tem enfrentado estão os novos campos, especialmente o green (local de grama rasteira e muito aparada, com altura média de 3 mm, onde fica o buraco).

“Com certeza, minha maior dificuldade está nos greens. Eles são muito mais rápidos do que no Brasil e, mesmo treinando, às vezes sua mente se confunde, porque sua memória está acostumada com uma velocidade de green e agora é diferente. Então, isso às vezes engana, mas com o tempo vou me acostumar”, contou.

O brasileiro ainda não conseguiu um resultado muito expressivo no torneio, mas mantém sua confiança. “Ainda não tive um desempenho tão bom, mas isso é normal, porque os melhores jogadores do Tight Lies já estão participando deste tour há mais de dois anos. Então, estou treinando bastante e, tenho certeza, de que logo vou começar a ter resultados muito bons”.

O próximo desafio do golfista é o campeonato Texarkana, entre 3 e 6 de agosto. No último domingo (30 de julho), ele encerrou sua participação no campeonato Oklahoma na 38ª posição.

Diariamente, Kadinho treina no campo onde mora, em McKinney e, pelo menos, duas vezes por semana está com Mark Maness.

Para lidar com as exigências da carreira de um esportista profissional e suportar a distância de casa, da família e dos amigos, Kadinho também conta com apoio psicológico. “Há duas semanas, estou indo a um psicólogo esportivo, especializado em golfe. Já comecei a sentir a diferença desde a primeira consulta. Golfe é um esporte que mexe muito com a sua cabeça, principalmente sua concentração. Ao mesmo tempo, é preciso estar relaxado para conseguir um bom desempenho. Então o psicológico é uma parte muito importante para um golfista”, finalizou.

Sobre o golfista
Kadinho começou a jogar golfe aos 5 anos e, aos 14, passou a competir nacionalmente. Em 1997, classificou-se no Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil para representar o Brasil no Sul-americano da categoria. Depois representou o país por mais duas vezes nos Sul-americanos juvenis. Entre 1998 e 2003, ele participou intensamente de diversas competições estaduais, nacionais e internacionais. Antes de se tornar profissional de golfe, construiu uma das mais brilhantes carreiras amadoras do Brasil. Foi campeão brasileiro Juvenil em 1999, três anos seguidos líder do ranking paulista e número 1 do ranking brasileiro em 2001. Em 2004 jogou seu primeiro campeonato nacional como profissional, conquistando a vitória e batendo o recorde do Alphaville Graciosa.

A ReUnion Golf, comandada por Cláudio Golombek e Guilherme Bromberg, vem dando todo o apoio nessa caminhada de Kadinho nos Estados Unidos. No contrato entre ambos, os cuidados vão desde a preparação técnica, incluindo acompanhamento das partes física e psicológica, e o desenvolvimento da infra-estrutura, que envolve logística e a captação de patrocinadores.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site