Confederação Brasileira de Golfe

U.S. Open com hora marcada

12 de junho de 2005

Já estão definidos os grupos e horários de saída da 105a. edição do U.S. Open, segundo dos quatro majors que formam o Grand Slam. A partir das 7h de quinta-feira (dia 16), 156 jogadores, divididos em grupos de três, entrarão no campo no. 2 do Pinehurst Resort & Country Club, na Carolina do Norte, em busca do título mais cobiçado e milionário do golfe profissional. A ESPN transmite a competição.

O caminho para a formação desse grupo de elite iniciou-se no dia 10 de maio, com a realização de 107 seletivas locais, e terminou esta semana, com as últimas seletivas regionais. Em uma delas, o carioca Philippe Gasnier foi o sétimo colocado, não obtendo vaga para o Open, como costuma ser chamado o torneio.

Neste ano, a expectativa é para uma possível disputa entre o norte-americano Tiger Woods, que quer o Grand Slam depois de ter conquistado o Masters 2005, e o sul-africano Retief Goosen (foto), campeão do torneio em 2004 e terceiro no Masters.

Na segunda-feira começam os treinos, quando alguns atletas costumam permanecer em campo até anoitecer. Apenas os 60 melhores classificados de quinta e sexta-feira completam os 72 buracos, disputados sábado e domingo.

É a segunda vez que Pinehurst, o campo de imensos pinheiros, recebe da United States Golf Association (USGA) a honra de sediar o Open. A primeira foi em 1999, quando o já falecido Payne Stewart foi o vencedor.

Os outros majors da temporada são o Open Championship, o U.S. PGA Championship e o já citado Masters.

Feminino

Após ficar abaixo do corte e passar à fase final do McDonalds LPGA Championship, a carioca Candy Hannemann alcançou, neste domingo, o 79o. lugar na classificação geral do major, com 302 tacadas.

A sueca Annika Sorenstam sagrou-se bicampeã do torneio, disputado no Bulle Rock Golf Course, em Maryland. É o segundo major dela na temporada – o primeiro foi o Kraft Nabisco Championship -, o que a faz sonhar com a conquista de seu primeiro Grand Slam. O próximo passo é vencer o U.S. Womens Open, que ocorre uma semana depois da competição masculina, no Cherry Hills Country Club, no Colorado.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site