Confederação Brasileira de Golfe

Meninos do Brasil estréiam na vice-liderança, no Payandé

01 de setembro de 2005

Argentinos e colombianas saíram na frente do 19o. Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, disputado no Club Payandé, em Villeta, na Colômbia. Os meninos do Brasil vêm em segundo lugar na classificação, cinco tacadas acima dos líderes, enquanto as garotas ocupam a nona posição da tabela.

Os 60 jogadores dos 10 países inscritos iniciaram a disputa de quatro dias sob um clima ameno, com brisa, e num campo que resistiu bem às chuvas da véspera (terça-feira). Os greens ondulados foram a grande dor de cabeça dos atletas.

Quem se deu melhor neles foi Ary Rodríguez, que fez a melhor volta do dia com 68 (-4) e colocou a Argentina na dianteira. Com o 74 dos companheiros Julián Clarke e Mariano Newton, os portenhos somam 142 tacadas (-2).

Como aproveita-se apenas os dois melhores resultados do dia por equipe – em sistema stroke play -, o Brasil ficou com 147 (+3), soma dos jogos de Daniel Stapff (73) e Luis Gama (74). André Tourinho anotou 81. Na terceira colocação está o Chile, com 149.

A Argentina, que só ganhou a competição em 1992, na Venezuela, tenta evitar o quarto título consecutivo do Brasil. Só a Colômbia, entre 1987 e 1990, conseguiu o feito pretendido pelos brasileiros, que também venceram em 1991.

Na classificação individual, que não tem valor oficial, o paranaense Stapff aparece em terceiro lugar, atrás de Rodríguez e do chileno Luciano Díaz, que tem 72. “Estamos confiantes na conquista do tetracampeonato e vamos jogar para reverter essa diferença”, disse Stapff, segundo assessoria de imprensa do Alphaville Graciosa, seu clube em Curitiba.

Feminino

Na rodada inicial, as “donas da casa” abriram sete tacadas de vantagem para as peruanas, campeãs em 2004 no São Fernando, em Cotia (SP). Laura Rocío Ricaurte foi o destaque da Colômbia, com 71. O resultado foi igualado apenas por Kiara Hayashida, do Peru.

María José Uribe, melhor competidora da última edição, jogou 73 e levou as colombianas a 144 (+2) na tabela. Apenas em quatro edições do campeonato, das 19 disputadas, a Colômbia ficou sem nenhum título.

No trio brasileiro, Larissa Rocha Pombo foi a mais regular, com 80. Karina Palmberg e Daniela Murray jogaram 86. Com 166, as meninas estão na luta para melhorar a posição do País no torneio, que nunca passou do quinto lugar.

Nesta quinta-feira, os cavalheiros abrem o campo a partir das 8h (hora local). As damas começam a jogar às 10h10.

As informações acima são baseadas no site da Federação Colombiana de Golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site