Confederação Brasileira de Golfe

Tradição escocesa no futuro nordestino – Coluna de Guillermo Piernes

05 de dezembro de 2006
O turismo de golfe no Nordeste foi monopolizado nos últimos seis anos pelos grandes resorts da Bahia como Transamerica Comandatuba, Terravista, Costa do Sauipe e Iberostar, mas Pernambuco passou a realizar diferentes ações para atrair turistas e negócios da mão do tradicional esporte com sabor escocês.
 
Investimentos em volta dos $ 3,5 milhões estão sendo realizados com a ampliação do campo do Caxanga Golf & Country Club. “Vamos ampliar o campo de golfe de 13 para 18 buracos e deixa-lo dentro dos padrões internacionais exigidos”, explica Alexandre Coimbra, presidente do Caxanga que teve seu driving range ou centro de prática reformado e iluminado.
 
O Caxanga também quer colocar o estado na rota do turismo de golfe e associou-se ao Recife Convention & Visitors Bureau para divulgar roteiros turísticos integrados. A divulgação inclui a participação em feiras do segmento como a Mostra de Turismo de Pernambuco, ABAV, Feira de Turismo de Gramado e Salão Imobiliário de Lisboa.
 
O clube Caxanga e grupo Pontes acordaram a construção de um putting green em um dos hotéis da rede Pestana no Litoral Sul do Estado. A Federação Pernambucana de Golfe (Fepeg) investiu recursos financeiros e esforços pessoais para aumentar o numero de praticantes pernambucanos.
 
O trabalho na base empresarial pernambucana está sendo realizado. Foram desenvolvidos projetos paralelos como o putting green da Casa Cor Pernambuco. “Queremos mostrar que o golfe não é um esporte caro”, disse o presidente da Fepeg Douglas Dellamar. O driving range do Caxanga usado pela federação pernambucana pratica preços equivalentes a um terço ou um quarto dos paulistas. Também existe um simulador que possibilita a reprodução virtual de uma partida de golfe.
 
A Fepeg está formalizando parcerias com universidades e escolas do Estado para estimular a prática do esporte entre os alunos, alem de buscar atrair fortes empresas, como é o caso da Chesf, para o patrocínio de grandes torneios.
 
Um grande torneio nestes dias foi o Unibanco AIG Rhoss Print, para profissionais na modalidade match play ou seja a disputa direta entre dois jogadores, buraco a buraco, realizado no clube Guarapiranga, em São Paulo. No tradicional Pro Am que abriu o evento, a vitoria ficou com a equipe do profissional Ruberlei Felizardo e os amadores Fernando Moura, Sérgio Aun, Lie Chang e Fang Feng Ming.
 
Outras atuações destacadas foram as de Edson do Prado, André Martins, Yim King Po, Cecília Duarte, Alinto Gomes e Alexandre Martins. O evento teve o apoio da YKP, Sonsun, Samsung, ABPG e Forbes.  Os resultados completos dos profissionais se encontram nos sites www.golfexpress.com.br e www.golfeamador.com.br.
 
As chuvas recordes registradas em São Paulo obrigaram a varias interrupções no Pro Am e nas disputas entre profissionais mas o evento organizado por Luiz Martins da Bratour, manteve o seu brilho pela determinação dos profissionais e dos empresários convidados em continuar ate o fim dos 18 buracos desafiando o tempo. O espírito do golfe, além da subordinação total a integridade e a ética é também um compromisso com a perseverança.
 
* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a coluna de golfe da Gazeta Mercantil e a Revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com
 
Pódio
Belém Novo: Com a presença dos principais jogadores do sul do país será realizado de 8 a 10 de dezembro o Aberto do Belém Novo, o deslumbrante e técnico campo de Porto Alegre que conta com 15 lagos internos. No clube Ipê de Ribeirão Preto se realiza ate 10 de dezembro uma exposição sobre a historia do golfe. 
 
Los Andes: Argentina venceu o campeonato sul-americano válido pela Copa Los Andes, realizado em Lima, Peru. A seguir classificaram Chile, Colômbia, Peru e Brasil. No feminino, Colômbia conquistou a vitória, seguida pelas equipes de Argentina, Peru, Brasil e Chile.
 
Help: O beneficente III Torneio Help será realizado 6 de dezembro no clube Guarapiranga, em apoio a cinco entidades sociais de São Paulo. O evento é uma realização da BEM Emergência Médicas e conta com a participação das empresas Atlántica de Hotéis, Andiamo, Brisa, Lan, Mtel, Blue Life, Duke Energy e o apoio da F11 Comunicação, Golfe&Cia e Golf Walk.
 
Na disputa entre os profissionais, o carioca Philippe Gasnier somou mais um importante título na carreira ao derrotar na final o norte-americano Bobby Jackson. Na disputa pelo terceiro lugar, Vinicius Muller ganhou de Carlos Ferreira. O organizador do evento disse que planeja organizar 12 torneios profissionais no ano próximo.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site