Confederação Brasileira de Golfe

Ajuste fino

29 de agosto de 2007

O R&A, órgão máximo do golfe mundial, anunciou nesta quarta-feira (29) uma mudança nas regras de golfe relacionadas a ajustes nos tacos. As novas normas valerão a partir do início do ano que vem.

Atualmente, as regras estabelecem que apenas mudanças no peso dos tacos podem ser feitas. Isso possibilitou o surgimento de tacos famosos – e também sucessos de vendas – como os drivers TaylorMade R7 e R5, que vêm com parafusos que alteram o peso da cabeça do taco e influenciam no desempenho (possibilitando tacadas com mais fade ou draw, por exemplo).

De acordo com a nova regra, poderão ser adotados ajustes em outras partes do taco, desde que esses ajustes sejam previamente informados e aprovados pelo R&A. Continua valendo a mesma norma que impede que os ajustes sejam feitos no meio da partida. Ou seja, o jogador tem que começar e terminar o jogo com o taco com as mesmas especificações.

A decisão vem em boa hora para a indústria, que tem se sentido tolhida por outras limitações, a exemplo no tamanho da cabeça dos drivers, que não podem ultrapassar os 460 cc. Cabe a ela, agora, usar de toda a criatividade de seus projetistas para elaborar equipamentos que possam ser alterados pelos usuários, a exemplo de tacos antigos do início do século, que tinham lofts ajustáveis. No entanto, muito do que vem pela frente ainda é uma incógnita. Com a evolução dos materiais e da nanotecnologia, os golfistas podem se preparar para o dia em que poderão ajustar até mesmo a flexibilidade e o comprimento da vara antes de entrar em campo.

“Acreditamos que a mudança na regra trará oportunidades para os fabricantes e para os golfistas, sem diminuir os desafios do jogo”, disse David Rickman, diretor Rules and Equipment Standards do R&A. “Os melhores profissionais de golfe tem tido há muito tempo a oportunidade de ter seus tacos modificados rapidamente e frequentemente. Isso tem permitido a eles ajustar os equipamentos aos seus swings sempre que desejassem. Mudando as regras, todos os golfistas terão a chance de aproveitar benefícios semelhantes”, acrescentou.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site