Confederação Brasileira de Golfe

Aberto comemora os 25 anos da FPCG

05 de outubro de 2008

O Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais (PR), recebe o 7.º Campeonato Aberto de Golfe da Federação Paranaense e Catarinense de 2 a 4 de outubro. No dia 1º, o campo estará aberto para treinos dos golfistas inscritos.

O torneio comemora os 25 anos de fundação da FPCG e é válido para os rankings nacional masculio e feminino e da FPCG. A campetição será jogada nas seguintes modalidades: stroke-play 54 buracos – categoria índex masculino até 8,5 e feminino até 13,4; stroke-play 36 buracos – categoria índex masculino de 8,6 a 14,0, categoria índex masculino de 14,1 a 22,1 e categoria índex feminino de 13,5 a 21,2. A modalidade stableford será jogada nas categorias índex masculino de 22,2 a 32,9 e índex feminino de 21,3 a 31,7.  Haverá premiações especiais para o melhor gross juvenil, pré-sênior e sênior geral.

Um pouco de história – No Paraná, o golfe foi introduzido por volta de 1904 por imigrantes ingleses que praticavam o esporte num local conhecido como Campo dos Ingleses, atual bairro de Vila Isabel, onde se localizava a antiga Vila dos Bancários. Diante do crescente número de curitibanos, ingleses e da adesão de imigrantes suecos, que também mostraram interesse pelo esporte, foi fundado o primeiro clube de golfe do Paraná, o Curityba Golf Club, um campo de seis buracos, em 1915. Mais tarde surgiu o Guaira Golf Club, na região da Água Verde. Ambos utilizavam nos fairways a grama natural existente nas áreas, que chamavam normalmente de pasto. Posteriormente, esses dois clubes se associaram ao Graciosa Country Club , criado em 1927, que começou a atrair a sociedade curitibana para o golfe.

Em 1939, durante passagem por Curitiba, Walt Disney encantou-se com o campo e jogou ali uma partida. No princípio da década de setenta, alguns golfistas fundaram um novo clube denominado Paraná Golfe Clube, com o objetivo de construir o primeiro campo de 18 buracos no Estado, porém, diante do pequeno número de associados e dos altos custos do projeto, a área foi cedida ao Clube Curitibano.

No ano de 1982, a fundação do Ponta Grossa Golf Clube abriu o caminho para fundar uma federação de golfe, porque a legislação vigente exigia um mínimo de três clubes para esse objetivo. Foi então, em 24 de fevereiro de 1983, na sede do Graciosa Country Club , realizada a Assembléia Geral de Fundação da Federação Paranaense de Golfe. A Assembléia contou com a presença dos presidentes dos três clubes, Marcos Antônio Hauer, do Graciosa; Renato Valmassoni Pinho , do Clube Curitibano, e Yoshiaki Okita do Ponta Grossa Golf Club, sendo presidida por Luiz Alberto Rego Barros e secretariada por Leonardo Victor Siedel. Após a aprovação dos estatutos da entidade, foi eleita a primeira diretoria, tendo sido eleito presidente o golfista José Pinto Dias Gonçalves.

A Federação, nos primeiros anos, vivia em função da abnegação de seus dirigentes. Atualmente, com a contribuição do trabalho das diversas diretorias que se sucederam, possui uma estrutura mais compatível com suas necessidades.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site