Confederação Brasileira de Golfe

Golfe e café em São Vicente

25 de maio de 2009

O Santos São Vicente Golf Club, um dos mais tradicionais e antigos clubes de golfe do Brasil, fundado em 1915 no município de São Vicente, litoral sul de São Paulo, sediou neste domingo dia 24 o I Torneio de Golfe do Café. A competição reuniu executivos, empresários e CEOs da cadeia cafeeira do Brasil e do exterior. Participaram do jogo 64 golfistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal, Espanha, Alemanha e Suiça.

Entre os presentes, havia representantes de multinacionais, indústrias, corretoras, transportadoras ou importadoras, todos convidados das empresas patrocinadoras ou com alguma ligação com o setor. “Foi uma confraternização para o mercado do café. Pela primeira vez as empresas que atuam neste segmento da economia tiveram a oportunidade de ter um contato direto com o golfe”, comemora Arthur Graf (na foto abaixo), diretor social do Santos São Vicente Golf Club e um dos idealizadores do evento. “A idéia é que o evento se torne bianual e entre para o calendário do golfe nacional”, diz.

A equipe campeã foi formada por Antonio Esteve, Rodrigo Somlo, Alejandro Esteve e David Somlo e somou 60 tacadas Gross. Entre as equipes que usaram handicap, o título ficou para o time de Nilo M. Branco Filho, Fernando Penteado, Ivan Tsukazan e Bruno Oshima, com 59 tacadas net. O segundo lugar ficou com o time de Arthur Graf, Paulo Tonetto, Rudolph Schwab e Luiz Otávio Araripe, com 60 tacadas net. O terceiro lugar coube à equipe de Eder Cisternas, Mathias Cisternas, Javier Faus e Carlos Santana, também com 60 net.  

Após o jogo, os participantes desfrutaram de um churrasco, que foi seguido pela entrega de prêmios.

Para recepcionar os convidados que nunca tiveram nenhum contato com o golfe antes, o Santos São Vicente Golf Club, organizou exclusivamente para os inscritos no torneio uma clínica de golfe com os profissionais do clube que aconteceu no sábado, dia 16.

O I Torneio de Golfe do Café contou com o patrocínio das empresas Columbia Trading; Credit Suisse Hedging-Griffo; Gonzalez Corretora de Mercadorias; Icona Café; Interagrícola; Montesanto Logística; Noble Coffe; Sara Lee e Stockler.

Vale lembrar que a ideia de realizar o I Torneio de Golfe do Café no dia 24 não surgiu por acaso. Exatamente nesta data é comemorado o dia Nacional do Café, criado em 2005. E mais: um dia após o torneio acontecerá em São Paulo, no dia 25, o 3º Coffee Diner, considerado um dos mais importantes eventos da cafeicultura nacional e internacional que será dividido em um Fórum de Debates e o já consagrado Jantar do Café, que reunirá empresários, executivos e CEOs do ramo do Brasil e de outros países.

Escolher o litoral sul de São Paulo como sede do evento não é mera coincidência. De acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o estado paulista é o terceiro maior produtor do país, com uma previsão de 3,4 milhões de sacas para serem produzidas no total em 2009. Entre uma xícara e outra de um simples cafezinho no meio da tarde, o Brasil é considerado o 2º maior mercado consumidor do produto no mundo, com 17,66 milhões de sacas consumidas em 2008. Esses números só ficam atrás dos norte-americanos que consumiram entre 19 e 20 milhões de sacas de café no ano passado. Só com as vendas das indústrias de café em 2008, foram movimentados R$ 6,5 bilhões. Ainda segundo os dados da ABIC, o Brasil é o maior exportador e produtor de café no mundo.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site