Confederação Brasileira de Golfe

São Paulo Futebol Clube entra em campo no Paradise

17 de dezembro de 2009

O Departamento de Golfe do São Paulo Futebol Clube (SPFC) reuniu nesta quarta-feira 16 mais de 80 jogadores para o Circuito de Verão do Golfe do SPFC. A partida, que aconteceu no campo do Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi das Cruzes (SP), marcou a última etapa de torneios de golfe de 2009 organizados pela agremiação paulista – a primeira na América Latina a contar com um departamento voltado para o esporte da bolinha branca.

Dividido em três diferentes categorias, o Circuito de Verão do Golfe do SPFC premiou como campeão da categoria diamante o jogador Rubens Rizzo, com 66 tacadas net. Em segundo lugar ficou Luiz G. Lopes, com 68 net. Na categoria ouro, a primeira posição ficou com Kazuhiro Yano, que jogou 69 net, seguido por Paulo Mizumoto, com 70.

Entre os jogadores da categoria prata, o primeiro colocado foi Arnaldo Hirose, que marcou 43 pontos (modalidade stableford). Em segundo lugar ficou Hermes Hirano, com 41 pontos.

Na disputa por equipes, a primeira posição ficou com o time formado pelos jogadores Remo Bombonatti, Henrique Fruet, Arnaldo Hirose e Marco Antonio Rodrigues, com 58 pontos (modalidade bestball stableford). Em segundo lugar ficou o grupo composto por Guillermo Piernes, Fernando Vieira, Hideyo Takimoto e Arnaldo Carvalho. Na categoria jornalista, o golfista vencedor foi Fernando Vieira, editor do Jornal do Golfe.

Também foram premiados pelo longest drive (tacada mais longa) os seguintes jogadores: Henrique Fruet (categoria diamante), Leo Nakata (categoria ouro) e Mauro Razuk. Na disputa pelo prêmio de near pin (tacada mais próxima da bandeira), o destaque foi para Gilberto Santos.

Além dos jogadores premiados que se destacaram em campo, o evento também sorteou dois destinos de golfe aos presentes, oferecidos pela empresa Nascimento Turismo; um green fee válido para o campo do Hotel Transamérica, em São Paulo; e um exemplar do livro Liderança e Golfe, de autoria de Guillermo Piernes.

O Circuito de Verão de Golfe do SPFC contou com o patrocínio da empresa Bertero Investimentos e apoio da Nascimento Turismo.

“Em 2010 teremos mais torneios. Nossa idéia é aumentar o número de associados e incentivar o crescimento do golfe”, diz Eurico Kihara, diretor do departamento de golfe do SPFC. “Queremos incentivar o desenvolvimento do golfe entre as crianças e jovens, que são o futuro do país”, disse Kazuhiro Yano, conselheiro do SPFC e um dos fundadores do Departamento de Golfe do clube.

Histórico 2009 – Além do torneio final realizado nesta quarta-feira 16, o Departamento de Golfe do São Paulo Futebol Clube também promoveu outras três etapas ao longo de 2009. O primeiro, batizado de Circuito Outono, aconteceu em março, no Clube de Golfe de Campinas, no interior paulista. A segunda disputa, o Circuito Inverno, ocorreu em junho, no Guarapiranga Golf & Country Club, na própria capital de São Paulo. E o Circuito Primavera, aconteceu no mês de setembro, em Itu (SP), no Terras de São José Golf Club. “Para 2010 estamos programando outros torneios além dos quatro torneios que acontecerão em cada uma das estações”, adiantou Kazuhiro Yano, conselheiro do São Paulo Futebol Clube e fundador do Departamento de Golfe do Tricolor Paulista.

Sobre o São Paulo Futebol Clube Golfe – Criado há cerca de três anos, o Departamento de Golfe do São Paulo Futebol Clube ganhou força este ano, quando começou a organizar torneios maiores. Em setembro, foi filiado à Federação Paulista de Golfe, se tornando o primeiro clube de futebol a se tornar membro da FPG. Com isso, os golfistas associados do SPFC podem se federar e tirar o handicap (índice que determina o nível do jogador) por intermédio do clube, sem precisar ser associados de um clube de golfe.

O projeto, que começou com 10 golfistas, hoje já conta com mais de 80 associados.

A idéia do Departamento de Golfe do SPFC é difundir o golfe entre os 25 mil sócios do clube tricampeão mundial e hexacampeão brasileiro e incentivar o golfe infanto-juvenil. Como não dispõe de área própria para treino e prática, o departamento possui convênio com campos de golfe paulistas para que abram suas portas para seus membros.

O SPFC pretende também incentivar a criação de departamentos de golfe em outros clubes brasileiros – quem sabe não veremos num futuro próximo a decisão de um clássico entre São Paulo e Corinthians não nos pênaltis, mas numa tacada de dois metros?
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site