Confederação Brasileira de Golfe

Brasil segue na frente e brilha na Copa Los Andes

25 de novembro de 2002

O Brasil está perto de alcançar o posto mais alto do golfe sul-americano com grandes chances de conquistar a Copa Los Andes, disputada até sábado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro, com a presença de 90 jogadores de 10 países. Hoje (quinta-feira) não há disputa, com o dia reservado para atividades de integração.

Amanhã (sexta-feira) o Brasil têm amplas condições de manter a boa campanha na Los Andes, enfrentado os últimos colocados na classificação geral, Paraguai e Bolívia no masculino, e Paraguai e Equador, no feminino.

A equipe masculina segue em primeiro lugar desde o primeiro dia de jogos, somando oito pontos, seguida de perto pela Argentina, com sete. Chile, Colômbia e Uruguai têm quatro pontos, Venezuela e Peru, três, Paraguai, dois, e Bolívia, um. A última vez que o Brasil venceu no masculino foi em 1995, no Equador, totalizando seis títulos com vitórias também em 1954,1972, 1975, 1982 e 1988.

A equipe é formada por Roberto Gomez (SP), campeão do Aberto do Estado da Bahia, Rodrigo Lacerda Soares Filho (SP), vice-campeão Brasileiro de Match-Play, Octávio Villar (RS), campeão do Aberto do Estado de São Paulo, Philippe Gasnier (RJ), campeão Brasileiro de Match-Play, e Felipe Lessa (RS), campeão Sul-americano Pré-Juvenil, todos com grande experiência em torneios internacionais. O capitão é Marco Ruberti.

O grande duelo da equipe masculina ficará reservado para sábado, último dia de jogos, quando os brasileiros medem forças com Argentina e Colômbia, que chegaram ao Rio também na condição de favoritos. A Argentina foi o país que mais venceu a Los Andes, com 30 títulos no masculino e 24 no feminino.

“Estamos otimistas e muito entrosados para conquistar o título este ano”, disse Octávio Villar, empolgado com o desempenho da equipe.

No feminino, a situação também é de otimismo. O Brasil tem sete pontos e passou do terceiro lugar para a segunda colocação com os resultados de ontem, ficando a apenas um ponto da líder Colômbia, que soma oito pontos. Depois do Brasil estão Chile e Argentina, com seis pontos, Peru, cinco, Venezuela e Uruguai, dois, e Paraguai e Equador, que não marcaram pontos.

A equipe traz as principais golfistas do país, Maria Priscila Iida (SP), melhor jogadora dos VII Jogos Sul-americanos; Ruriko Nakamura (SP) (foto), campeã Brasileira de Match-Play; Cristina Baldi (RS), vice-campeã Brasileira de Match-Play, Patrícia Carvalho (PR), campeã Brasileira, e Victória Meyer (SP), campeã dos VII Jogos Sul-americanos. A capitã é Lu Davis.

A exemplo da equipe masculina, a prova de fogo das brasileiras acontece no sábado, com confrontos com a líder Colômbia e Chile, atual campeã da Los Andes. “Estamos muito otimistas e só pensamos em ganhar”, diz Cristina Baldi. O Brasil soma nove títulos no feminino, com vitórias em 1968, 1976, 1977, 1979, 1983, 1984, 1985, 1986 e 1987.

As equipes campeãs – Masculina e Feminina – serão conhecidas sábado, dia 23, com proclamação dos vencedores às 17:00 horas e Cerimônia de Encerramento às 18:00 horas.

Este ano a Confederação Brasileira de Golfe preparou um amplo esquema de treinamentos antes dos jogos, com trabalho de orientação motivacional desenvolvido pelo psicólogo Esmerino Rodrigues Junior, que acompanha o dia-a-dia dos jogadores. “Estamos há 14 meses trabalhando para o sucesso do torneio, que é o mais importante da América do Sul”, explica Paulo Goulart, diretor de marketing da CBG.

A Copa Los Andes tem patrocínio da Embratel e apoio de Nike, Schweppes, Hospital Samaritano, R&A, IR, Club Car, Nextel, Autokraft-BMW e PricewaterhouseCoopers.

Fotos para Imprensa disponíveis no site oficial: www.copalosandes.com.br, seção Imprensa.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site