Confederação Brasileira de Golfe

Argentinos lideram Sul-Brasileiro de golfe

26 de abril de 2013

Os brasileiros terão que trabalhar duro neste domingo (dia 28) para reverter a vantagem de dois convidados argentinos que chegaram à rodada final do 63º Aberto Sul-Brasileiro de Golfe liderando por duas tacadas de vantagem. Juan Ignacio Garmendia, que jogou 68 na estreia e 73 no sábado, e Julian Clarke, com 73 e 68, dividem o primeiro lugar com 141 tacadas, uma acima do par e duas à frente de dois adversários. O tradicional torneio promovido anualmente pelo Porto Alegre Country Club, que está entre os mais concorridos e importantes da temporada nacional, termina neste domingo, distribuindo pontos para os rankings mundial, brasileiro e gaúcho.

Quem mais se aproximou dos líderes foram os gaúchos Octávio Villar, o Fanta, de Pelotas, o número 1 do Brasil, que jogou 74 e 69, e Daniel Dias, um dos favoritos da casa, que marcou 75 e 68, para também somar 143 tacadas, duas acima do par do Porto Alegre Country Club. Leonardo Conrado, também de Pelotas, que defende o PACC, jogou 70 e 74 e divide a quinta posição com o argentino Joaquin Bonjour, que vem com voltas de 71 e 73 tacadas.

Equilíbrio – Com apenas três tacadas separando os seis primeiros colocados – três argentinos e três gaúchos -, a rodada final promete ser emocionante. Garmendia, quinto colocado do ranking argentino, que liderou de ponta a ponta e venceu o Aberto de Brasília, no domingo passado, surge como forte candidato ao título por sua regularidade, por seu bom swing e pela forma como sabe administrar o jogo, arriscando apenas o necessário e, quando acontece, errando sempre pelo lado menos punitivo.

Dos outros dois argentinos, Clarke, que já esteve entre os primeiros no torneio de 2012 e conhece melhor o campo, chega motivado pela volta de 68 (-2) tacadas deste sábado, quando fez um eagle e quatro birdies. Bonjour, por sua vez, quarto colocado do ranking argentino, é dono de um estilo agressivo que impressionou a torcida, mas joga de forma muito arriscada, o que lhe custou um triplo bogey no buraco 9, quando vinha com três abaixo, e quatro bogeys, intercalados por um birdie, nos nove buracos finais, que completou com três acima.

Brasileiros – Entre os brasileiros do topo da tabela, os três têm motivos de sobras para que uma vitória neste domingo tenha especial importância. Leonardo e Daniel acumulam três vitórias cada no Sul-Brasileiro e qualquer um deles que vença vai se tornar o primeiro a ser campeão do torneio em três décadas diferentes, feito que nem Fernando Chaves Barcellos, o maior campeão do Sul-Brasileiro, com oito títulos entre 1951 e 1968, conseguiu. Leonardo venceu em 1993, 2009 e 2010 e Daniel em 1995, 2001 e 2005.

Já Fanta perdeu a conta de quantas vezes foi vice-campeão, sem nunca vencer, o que faz o título ter importância muito maior para ele. Ele jogou o par de ida com um birdie e um bogey, e uma abaixo de volta, com dois birdie e um bogey, na volta mais regular do dia. Fanta teve outras seis oportunidades onde a bola tocou ou rodou o buraco.

Destaques – Além de Clarke e Daniel, que fez um eagle em sua volta, Pedro Nagayama, juvenil do São Fernando GC, de Cotia (SP), também jogou 68, igualando a melhor marca do torneio até agora. Fanta, com 69, foi o quarto a quebrar o par do campo neste sábado, dia em que o tempo seco deixou os greens ainda mais rápidos do que na véspera, surpreendendo até os jogadores locais. Poucos deixaram o campo sem dar três putts em ao menos um dos greens do campo.

Na categoria com índex até 8,5, Eduardo Farinha lidera com 131 (67-64) tacadas. Maurício Nerva vem em segundo, com 135 (65-70), seguido por Pedro Nagayama com 138 (75-63). Magayama fez o melhor resultado net (descontado o handicap) do torneio neste sábado. Já na categoria com índex de 8,6 a 14, o líder é o juvenil Santiago Saboya, revelação do Porto Alegre Country Club, que, descontado o handicap, jogou 70 no primeiro dia e 68 no segundo, para somar 138 tacadas, duas abaixo do par, e abrir cinco de vantagem sobre Silvio Cecin, líder da véspera, que tem 143 (67-76). Cláudio Pedone, gaúcho radicado em São Paulo, vem em terceiro, com 146 (71-75).

Feminino – Entre as mulheres, Lúcia Maria Guilger, a Barata, número 1 do Brasil, jogou 75 para somar 152 tacadas e abrir tacadas de vantagem para a rodada final. Carla Ziliotto jogou 74, a melhor volta do torneio feminino até agora, para subir para o segundo lugar, com 156. A carioca Giulia Malmann (81-79) e Hiromi Suzuki (78-82) vêm em terceiro, com 160, seguidas por Ruriko Nakamura, com 164 (81-83).

Prêmios – A cerimônia de premiação será realizada neste domingo (dia 28), a partir das 16h30min, na sede do Porto Alegre Country Club, seguida de coquetel.

O 63º Aberto Sul-Brasileiro de Golfe tem patrocínio de Coca-Cola e apoio de Swan Hotéis e da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O campeonato é uma realização do Porto Alegre Country Club e conta com a organização da ProTenis Promoções Esportivas.

Clique aqui para resultados e horários de saída

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site