Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – A disputa pelo segundo lugar

13 de setembro de 2007

Os dirigentes do golfe mundial possivelmente inspirados no automobilismo mudaram regras e o calendário para distribuir os mais altos prêmios em dinheiro da história, porém, Tiger Woods ratificou que quando entra em campo a disputa dos outros jogadores parece ser pelo segundo lugar.

Tiger Woods venceu o BMW Championship, terceiro dos quatro torneios da pós-temporada do principal circuito profissional de golfe do mundo cujos prêmios somam este ano US$ 35 milhões e modificam profundamente a disputa no topo do esporte.

Com a criação da FedEx Cup o campeão do circuito americano é determinado pelo acúmulo dos pontos obtidos ao longo dos oito meses do calendário que vai de janeiro a agosto, e o desempenho dos jogadores nos quatro torneios pós-temporada.

Woods preferiu descansar num dos três torneios da pós-temporada, porém, ao retornar recuperou facilmente a liderança na classificação. Woods lidera escoltado por Steve Stricker, Phil Mickelson, Rory Sabbatini e K.J. Choi.

A nova maneira de disputa conduz à coroação de um campeão que levará individualmente um prêmio de U$10 milhões e a aritmética de pontos acumulados indica que a mudança de regras não deverá alterar quem é o número um do mundo, faltando apenas um torneio.

O novo sistema de disputa encontrou a resistência de especialistas que consideram que o golfe não pode copiar um sistema de pontuação da Nascar, o campeonato automobilístico norte-americano, porque afeta a tradição do esporte.

O site especializado em marketing esportivo Máquina do Esporte dedicou uma ilustrativa análise do caso. Máquina do Esporte lançou também uma revista impressa mensal, que conta com uma seção dedicada aos negócios da modalidade.

Outro espaço na mídia para o golfe foi aberto pela revista Segredo do Sucesso, que celebrou seu segundo ano de circulação com um coquetel e a novidade de incorporar uma página sobre a relação entre a vida empresarial e o golfe.

Com maioria de empresários e executivos, foi disputado no último fim de semana, o XXIII Campeonato Aberto do Guarujá. O jogo se desenvolveu com fluidez no bem tratado campo que conta com uma variada fauna e flora como quero-queros, patos selvagens, garças, sabiás, juritis, canários da terra, caxinguelês, capivaras e lontras.

Nos vários lagos que formam obstáculos no campo margeado por árvores de guarandi, massaranduba e cacheta se afundaram algumas esperanças de favoritos. O veterano jogador Celso Teixeira, com um impecável jogo na rodada final, venceu a primeira categoria e recebeu a taça de campeão das mãos do presidente Miguel Calmon, na festa completa do Guarujá.

Pódio

Puma – As golfistas Cristina Menichetti e Maria Alice Gonzalez, que colaboraram decisivamente com o esporte, são hoje, quinta-feira, homenageadas na final do 15º Torneio Aberto Feminino do PL Golfe Clube. O torneio teve o apoio de Puma, Toyota, Sony, Blue Tree, Yakult, L’Occitane e Golf Tur.

Furukawa – Na Sexta-feira se realiza a etapa Furukawa do circuito CEG, no campo do Vista Verde. O campo de Araçariguama da família Hiragami terá no fim de semana seu primeiro campeonato aberto com lotação esgotada.

Social – O Grupo Primavera, organização não-governamental que atende adolescentes em Campinas, realiza em 15 de setembro no clube de golfe dessa cidade, a disputa da Taça Responsabilidade Social. A Casa Hope receberá percentagem das vendas do livro Liderança e Golfe.

O colunista é consultor corporativo e palestrante de golfe. Assina também as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e Elite Magazine. Autor de “Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa” (Ed. Paraíso).

piernes@yahoo.com

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site