Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – Maior atenção das empresas

06 de dezembro de 2007

O torneio com os maiores prêmios do ano será encerrado neste final de semana, evidenciando a atenção das empresas para o setor profissional e outros segmentos de um esporte com grandes oportunidades.

O LG-Vivo Championship, no Clube de Campo de São Paulo, distribuirá R$270 mil em prêmios reunindo vários dos melhores jogadores profissionais brasileiros e convidados de outros paises com a rodada final prevista para domingo. A LG é patrocinadora da paranaense Ângela Park, revelação do circuito profissional feminino americano. A Vivo passou a patrocinar a carreira profissional de Rogério Bernardo, que foi primeiro do ranking nacional.

A Mercedes Benz patrocinou recentemente um evento com profissionais no Terravista, em Trancoso, mostrando uma tendência de recuperação do segmento, após anos de desinteresse dos patrocinadores. Entre outras razões, desmandos de ex-diretores da associação dos profissionais, alem da limitada divulgação dos torneios, afastaram os patrocinadores.

Um outro segmento de boa movimentação no golfe é o setor de condomínios com campos de golfe. Neste fim de semana, será realizado, com grande festa, o Aberto do Belém Novo, em Porto Alegre. O condomínio foi um dos empreendimentos imobiliários de maior sucesso no sul do país.

O Belém Novo nasceu com um grupo de jogadores de golfe que adquiriu um terreno para construir um campo simples, alegremente chamado de “potreiro“. Uma engenhosa negociação com um grupo investidor e outro imobiliário derivou no empreendimento de alto padrão. O campo conta com irrigação e tratamento primorosos, com 15 lagos internos e desenho esmerado. Desse campo já surgiram destacados golfistas.

O interesse pelo golfe se reflete no crescimento do número de palestras para executivos e empresas sobre a importância desse esporte para capacitar empresários e com o treino da concentração, foco, persistência e planejamento e o aumento do marketing de relacionamento.

O site www.golfenegocios.com.br , que opera um pool de 30 profissionais ligados ao esporte, e as empresas Haser Consultoria e a Ata Palestras oferecem palestras de capacitação e motivação com golfe com boa aceitação de parte dos departamentos de recursos humanos.

A integração social do golfe é muito relevante. Poucos esportes permitem a convivência tão intensa, entre jogadores e auxiliares, na maioria das vezes, provenientes de diferentes extratos sociais. A caminhada, lado a lado com caddies ou auxiliares, que muitas vezes, se transformam em verdadeiros técnicos, resulta em oportunidades de emprego e laços de amizade.

Bons caddies não servem apenas para carregar a bolsa, mas para ajudar o jogador na escolha dos tacos, colaborar na leitura das ondulações dos greens e achar as bolinhas que saem da cancha. O Santos São Vicente Golf Club realizou o Torneio de Confraternização entre Caddies e Associados, justamente para celebrar essa dobradinha tão importante do golfe. 

O colunista é consultor, palestrante e escritor. Autor de Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site