Confederação Brasileira de Golfe

A importante contribuição coreana – Coluna Guillermo Piernes

04 de julho de 2007

Guillermo Piernes*

Uma boa parte do crescimento do golfe brasileiro deve ser creditado as contribuições coreanas nas diferentes áreas do esporte, com a mais visível do ano a cargo de Ângela Park com o seu título de vice-campeã no Women US Open do principal circuito profissional feminino mundial.

Filha e neta de coreanos, Ângela de 18 anos, nasceu em Foz de Iguaçu e há dez anos mora nos Estados Unidos. Num português com sotaque Ângela se identifica apenas como brasileira. “Na minha casa somente se falava coreano, cresci como jogadora nos Estados Unidos, mas nasci no Brasil e me sinto brasileira”, disse-nos durante uma exibição em São Paulo antes de iniciar a sua participação no circuito LPGA.

Nenhum brasileira chegou tão longe no golfe internacional profissional na História. Ângela Park classificou em segundo lugar segunda no recente Women US Open realizado no Pine Needles de Carolina do Norte, compartilhando o vice-campeonato com a número um do ranking mundial, Lorena Ochoa do México. A campeã foi a americana Cristie Kerr. Neste ano de estréia no LPGA Tour, Ângela Park já conquistou mais de U$500 mil em prêmios.

Outras destacadas contribuições no esporte brasileiro correspondem às empresas globais de origem coreana como LG e Samsung, na área de patrocínios para importantes torneios, numa disputa ainda aberta sobre quem realmente ocupa a liderança no golfe brasileiro. Os presidentes e diretores coreanos de ambas empresas são entusiastas praticantes do esporte.

Um empresário coreano adquiriu o campo de golfe de São Bernardo, na velha estrada de Santos em 2001 e deu novo impulso ao cenário, atraindo muitos praticantes. O campo Golden Lake Golf está com nova grama em vários buracos, alguns redesenhados no percurso rodeado de mata Atlântica.

O buraco número seis foi transformado num dos mais atraentes pares três de São Paulo com todos os elementos da natureza harmoniosamente em jogo, árvores, lagos, córregos, bancas de areia protegendo o elevado green a 150 metros de distancia do tee de saída.

O campo é comercial e assim aberto para todo golfista além de ponto de encontro dos jogadores da comunidade coreana. Um dos seus diretores informou ao colunista que o empreendimento aguarda autorização para modernizar a sede e realizar outras melhorias previstas num prazo de seis meses.

Outra importante contribuição da comunidade coreana é o bom centro de treino ou driving range Prince Golf junto ao hotel do mesmo nome no bairro do Bom Retiro. Inicialmente, o empresário hoteleiro e golfista Manuel Gama teve importante participação na decolagem da operação, hoje dirigida exclusivamente por empresários coreanos.

O amplo driving range de dois andares registra um forte movimento ao longo do dia, com oito em cada dez praticantes de origem coreana. As máquinas que entregam bolas possibilitam o melhor treino para buscar o ritmo adequado com drives ou madeiras. As máquinas vão colocando as bolas nos tees, sem necessidade do jogador se agachar para fazer essa operação facilitando a procura do ritmo apropriado. Coreano ou brasileiro o ritmo é o segredo do bom swing de golfe.

Guillermo Piernes é consultor corporativo, palestrante e escritor de golfe. Assina a coluna da Gazeta Mercantil e Revista Forbes Brasil. Autor de Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa – (Ed. Paradiso)

Pódio:

Digital: Foi lançada a revista Golfexpress Digital. Para Ivo Simon, diretor do grupo que há vários anos edita a revista Golf Classic o crescimento do setor digital é inquestionável. Na área eletrônica, além do quinzenal Jornal do Golfe, o principal site de marketing esportivo Maquina do Esporte, entrou no segundo mês da edição do seu boletim semanal Maquina do Golfe focado nos negócios da modalidade.

Indoor: Eduardo Murgel de Macedo era das grandes esperanças do golfe brasileiro até sofrer um acidente de moto que o afastou das competições há mais de uma década. Hoje o professor Macedo desenvolveu um método para que um novato após 23 horas de lições de golfe na própria casa seja capaz de sair a jogar razoavelmente no campo. Consultas pelo email dadaogolf@terra.com.br

FNAC: Empresários, executivos, formadores de opinião e golfistas participaram do lançamento do livro Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa – (Ed. Paradiso), realizado na FNAC do Morumbi Shopping. O autor do livro agradece o apoio.

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