Confederação Brasileira de Golfe

Brasil é vice-campeão na Colômbia

04 de setembro de 2005

As seleções masculina da Argentina e feminina da Colômbia sagraram-se vencedoras do 19o. Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, realizado no Club Payandé, em Villeta, Colômbia. As duas equipes foram superiores desde o primeiro dia de competição e abriram larga vantagem sobre as demais.

Mais do que isso, ambos os países consolidaram, neste sábado (dia 3), a supremacia do golfe no continente. Nas mesmas categorias, Argentina e Colômbia ganharam, em março, o Sul-Americano Juvenil da Venezuela, e, em novembro, defendem o título de 2004 na Copa Los Andes (Sul-Americano de Adultos).

O Brasil, por sua vez, conquistou o honroso vice-campeonato masculino, mantendo o golfe nacional na elite da América do Sul depois de três títulos consecutivos. O paulista Luis Gama, do Clube de Golfe de Campinas, foi o quarto melhor jogador do torneio, com 296 tacadas (+8) nos 72 buracos, atrás apenas dos excelentes argentinos.

Já as meninas não conseguiram superar o quinto lugar, melhor resultado do País na categoria. No entanto, o bom desempenho na rodada final fez o trio subir da nona colocação para a oitava, perdendo no critério de desempate para a Argentina, que ficou em sétimo.

Masculino

Ao contrário da equipe feminina, os meninos do Brasil, capitaneados por Paulo Willemsens Neto, tiveram seu pior dia, com 153 (+9), e quase perderam a segunda posição. Os resultados válidos foram de Luis Gama, com 75 (+3), e André Tourinho, em sua melhor rodada, com 78. Daniel Stapff anotou 81. No acumulado dos 72 buracos, terminaram com 598 (+22), um de vantagem para Chile e Colômbia. Os chilenos terminaram em terceiro graças ao critério de desempate (melhor resultado descartado no último dia).

Os argentinos, mais uma vez, estiveram bem à frente dos adversários. Julián Clarke (73) e Ary Rodríguez (74) construíram o resultado válido na final e levaram seu país à conquista da Taça Bolívia (nome do troféu da categoria masculina) pela segunda oportunidade, com 576.

O alto nível dos três golfistas portenhos fica demonstrado na tábua de classificação individual: Clarke em primeiro, com 290 (+2), seguido de perto pelos compatriotas Rodríguez e Mariano Newton, com 293. Depois de Gama na quarta posição, aparecem os brasileiros Stapff, em nono, e Tourinho, em 18o. lugar.

A vitória da Argentina depois de 13 anos (a primeira foi em 1992, na Venezuela), teve um outro mérito: interromper a série de três títulos brasileiros no certame. O Brasil já ganhou quatro vezes a competição até 15 anos, enquanto a Colômbia, maior campeã, tem nove conquistas.

Feminino

Apesar de não renderem o esperado durante os quatro dias de disputa, as brasileiras capitaneadas por Cida Palmberg terminaram o Sul-Americano Pré-Juvenil de cabeça erguida. De penúltimo, passaram na rodada final à oitava posição, empatadas em 651 com Argentina, campeã em 2003, que ficou em sétimo. Os resultados válidos foram de Daniela Murray (78) e Larissa Rocha Pombo (79). Karina Pamberg anotou 86.

A campeã Colômbia fechou a competição com brilhantismo. Fez a melhor combinação do dia (141) e a melhor volta do torneio (no feminino e masculino), graças ao 67 de Laura Rocío Ricaurte. O outro score válido foi de María José Uribe, com 74.

Ao somar 572, as “donas da casa” ganharam seu 11o. título no torneio com uma vantagem de 33 tacadas para as vice-campeãs peruanas. Em terceiro, ficou novamente o Chile, com 614.

Na classificação individual, Laura foi a melhor, com 284. A peruana Kiara Hayashida vem em segundo (286), seguida da colombiana María José (290).

Veja abaixo a classificação geral das 10 seleções participantes do Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, que, segundo o rodízio de países, terá como próxima sede a Argentina:

Cavalheiros
1- Argentina: 576
2- Brasil: 598
3- Chile: 599
4- Colômbia: 599
5- Bolívia: 614
6- Paraguai: 616
7- Venezuela: 620
8- Peru: 632
9- Equador: 653
10- Uruguai: 665

Damas
1- Colômbia: 572
2- Peru: 605
3- Chile: 614
4- Venezuela: 620
5- Paraguai: 627
6- Equador: 631
7- Argentina: 651
8- Brasil: 651
9- Bolívia: 651
10- Uruguai: 693

As informações acima são baseadas no site oficial do evento: www.federacioncolombianadegolf.com .

* Na foto, da esquerda para a direita, Paulo Willemsens Neto, Cida Palmberg, Karina Palmberg, André Tourinho, Daniela Murray, Daniel Stapff, Larissa Rocha Pombo, Luis Gama e Esmerino Rodrigues.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site