Confederação Brasileira de Golfe

Brasil segue em segundo, atrás da Argentina

02 de setembro de 2005

Numa rodada em que os jogadores sofreram com o calor excessivo, principalmente no período da tarde, argentinos e colombianas trataram de aumentar a vantagem obtida no primeiro dia de competição do 19o. Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil. Na disputa masculina, o Brasil se manteve na vice-liderança, com chances de ainda buscar o título na Colômbia. Já as meninas continuam ocupando o nono lugar.

Sintoma, talvez, da baixa umidade registrada no campo do Club Payandé, em Villeta, o fato é que nenhum dos garotos jogou abaixo do par nesta quinta-feira (1o. de setembro). Daniel Stapff, terceiro melhor na classificação individual do torneio, anotou 74 (+2). Somado ao 77 de Luis Gama (foto), o Brasil chegou a 298 tacadas (+10). André Tourinho jogou 80.

Para conquistar seu quinto título, os atuais campeões, comandados por Paulo Willemsens, terão que superar um adversário dificílimo na segunda metade do campeonato. Com 289, os argentinos abriram nove tacadas de vantagem. O destaque entre os portenhos, desta vez, foi Mariano Newton com um par do campo (72), somado ao 75 de Julián Clarke. Ary Rodríguez, o ainda melhor atleta do certame, teve seu resultado (76) descartado.

Em terceiro lugar com 300, a Colômbia tomou a posição que era do Chile. Na tabela individual, o paranaense Stapff, do Alphaville Graciosa, soma 147 e está atrás apenas dos argentinos Rodríguez, com 144, e Newton, com 146. A classificação não tem valor oficial e o primeiro colocado ganha apenas uma menção honrosa.

Feminino

A exemplo dos argentinos, as colombianas consolidaram-se na liderança do Sul-Americano ao abrir uma vantagem de 11 tacadas para as atuais campeãs peruanas. As “donas da casa” somaram 290 e formam a única equipe da competição com parciais abaixo de 150.

Os resultados válidos da seleção com 10 títulos no torneio foram os 73 de María José Uribe e Alejandra Guacaneme. A vice-liderança continua sendo do trio inca graças ao excelente desempenho de Kiara Hayashida, que fez a melhor volta do dia (70) entre todos os golfistas.

Se o bicampeonato por equipe das peruanas está mais distante, Kiara caminha para ser eleita a melhor jogadora do campeonato. Tem 141 contra 146 das colombianas María José Uribe e Laura Rocío Ricaurte.

No time brasileiro, Daniela Murray teve o desempenho mais regular, com 84. Karina Palmberg jogou 86 e Larissa Rocha Pombo, 88. As meninas totalizaram 336 e permanecem na nona colocação.

A partir deste terceiro dia, as seleções passam a se agrupar de acordo com os resultados obtidos nas duas primeiras rodadas e não mais conforme as posições da edição anterior. Dessa forma, a disputa tende a ganhar mais emoção e acirramento. Os cavalheiros entram em campo às 8h e as damas iniciam às 9h50.

Os 60 representantes dos 10 países participantes jogam em grupos de três atletas no sistema stroke play em 72 buracos. Diariamente, os dois melhores resultados de cada equipe são somados e no final vence aquela que terminar com menor número de tacadas. Este ano, os garotos brasileiros e as meninas peruanas defendem o troféu ganho em 2004, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).

As informações acima são baseadas no site oficial do evento: www.federacioncolombianadegolf.com .

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site