Confederação Brasileira de Golfe

Japeri Golfe Links

03 de novembro de 2008

Tiago Silva assume, a partir do mês de novembro, o cargo de Head Pro da Associação de Golfe Público de Japeri, no estado do Rio de Janeiro. Tiago chega ao Rio após ter trabalhado no Caxias Golfe Clube, em Caxias do Sul, e será responsável pela Escola de Golfe, que atende a 92 jovens entre 8 e 16 anos, residentes em Engenheiro Pedreira ou Japeri, que obrigatoriamente estudam em escolas da comunidade, e que tem no golfe uma perspectiva de integração e cidadania.

A origem desse gaúcho de Torres se parece muito com a história de vida dessas crianças que ele treinará a partir de agora. Tiago iniciou no golfe há 14 anos, quando tinha apenas 10 anos de idade, através de um trabalho social desenvolvido pelo clube de sua região. "Eu comecei trabalhando de caddie no São Domingos Torres Golfe Clube, e aos 14 anos recebi um título de sócio atleta para representar o clube nos torneios", conta Tiago. Esse título foi uma criação da diretoria do clube gaúcho que isentava os jovens caddies de pagar mensalidades para incentivá-los no golfe.

A paixão por esse esporte se deu pelos desafios presentes na tônica do jogo. "Sempre achei esse esporte muito desafiador por não ter adversários, pois seu único adversário é o campo" enfatiza. Perguntado se não teria o sonho de ter outra profissão, Tiago conta uma curiosidade engraçada da sua infância. "Nunca me esquecerei, quando era mais novo sempre perguntava à minha mãe se existia faculdade de golfe".

Tiago Silva foi um dos melhores amadores do Brasil, ocupando o primeiro lugar do ranking da CBG durante muito tempo. Ainda amador, representou o Brasil em diversas ocasiões, inclusive na Copa Los Andes de 2003 e 2004. "Resolvi virar profissional depois de ter sido o melhor amador do Brasil em 2004", resume Tiago, que se tornou profissional desde o final de 2004, e já ocupou o 1º lugar no ranking da ABPG. Em 2006, conquistou uma etapa do Circuito Vivo Golfe Tour. O gaúcho traça metas ousadas em curto prazo na carreira de golfista profissional. "Pretendo terminar entre os três melhores do ranking do Brasil em 2009 e no ano de 2010 jogar o Tour Sudamericano, na Argentina". Atualmente ele se encontra na 7º posição entre os profissionais brasileiros.

Entretanto, mesmo com esses números e títulos, ele faz questão de ressaltar sua maior conquista sendo o crescimento alcançado na vida pessoal, com o apoio incondicional de sua família em diversas fases. Agora mais uma vez ele conta com essa ajuda, sua esposa Denise o acompanha nessa nova etapa no Rio de Janeiro.

Na carreira como treinador, a mudança para o Rio já representa vôos mais altos. Tiago diz conhecer bem o projeto de Japeri através da mídia. "Achei muito interessante, assim como na minha história, pois é a maneira de encontrar novos talentos, e mantê-los longe das coisas ruins".

"Espero poder ajudar essas crianças a terem um futuro melhor", finaliza Tiago Silva, que além de professor também é um exemplo de vida para essas crianças de Japeri.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site