Confederação Brasileira de Golfe

Nº 1 do Brasil e ganhador de US$ 9 mi no PGA jogarão CBG Pro Tour Brasília

06 de maio de 2013

O líder do ranking brasileiro de golfe profissional, o paulista Ronaldo Francisco, confirmou presença na Etapa Brasília do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour) apresentado pelo HSBC. O torneio abre a temporada 2013 do principal circuito de golfe profissional do País e acontece de 9 a 11 de maio no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal. 

A competição distribui R$ 100 mil em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão, e vale para o ranking da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza o evento em parceria com a IMX. A entrada do público no Clube de Golfe de Brasília, onde acontece o evento, é gratuita. Serão oferecidas aulas de golfe para iniciantes.

Ronaldo Francisco, que atualmente disputa o PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito de golfe do continente, terá adversários de peso. Um deles é o paraguaio Carlos Franco, um dos melhores golfistas que a América Latina já produziu. Vencedor de quatro torneios do PGA Tour americano, o principal circuito de golfe do mundo, e bicampeão do Aberto do Brasil, o paraguaio já arrecadou mais de US$ 9 milhões em prêmios em sua carreira.

Ambos enfrentarão atletas de ponta como o paranaense Daniel Stapff, o paulista Rodrigo Lee, o paranaense Odair Lima e o gaúcho Tiago Silva, todos também membros do PGA Tour Latinoamérica, além de golfistas como o paraguaio Nilson Cabrera, o gaúcho Rafael Barcellos, os paulistas Guilherme Oda e Giordano Junqueira e o paranaense Marcos Silva. Felipe Navarro, representante do Rio de Janeiro que venceu a competição no ano passado, não defenderá o seu título este ano pois se recupera de uma lesão no cotovelo.

O torneio reunirá cerca de 60 competidores do Brasil e outros países da América do Sul e terá três rodadas. A final será no sábado, dia 11, e será disputada apenas pelos 18 melhores classificados nas duas rodadas iniciais. A lista dos participantes será divulgada em breve.

Na quarta-feira dia 8 de maio, haverá um Pro-Am (torneio de confraternização entre amadores e profissionais) que abrirá oficialmente a competição. Os jogadores usarão a terça-feira dia 7 para treino.

O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.

Entrada e aulas gratuitas – O público poderá assistir gratuitamente à Etapa Brasília, cujas partidas irão das 8h20 às 16h na quinta e sexta-feira (dias 9 e 10) e das 9h às 14h no sábado. O evento oferecerá aulas gratuitas de golfe para iniciantes no sábado dia 11, das 10h às 14h no Brasília Golf Center, a área de treino do Clube de Golfe de Brasília.

Circuito nacional terá cinco etapas – No seu terceiro ano consecutivo, o CBG Pro Tour terá em 2013 um total de cinco etapas, cada uma delas com premiação de R$ 100 mil. O campeão de cada etapa receberá R$ 22 mil. Como nos anos anteriores, os primeiros profissionais do ranking do CBG Pro Tour se classificarão para participar do Aberto do Brasil, o principal torneio brasileiro de golfe profissional, que pelo segundo ano é uma etapa oficial do PGA Tour Latinoamérica e será disputado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro, em outubro.

As outras etapas do CBG Pro Tour serão disputadas no Damha Golf Club, em São Carlos (SP), de 5 a 8 de junho; no Porto Alegre Country Club, em Porto Alegre (RS), de 7 a 10 de agosto; no Clube Curitibano, em Curitiba (PR), de 21 a 24 de agosto; e a etapa final será na capital paulista, no Clube de Campo São Paulo, de 11 a 14 de setembro.

Sobre a CBG – Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre o HSBC – HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Sobre a IMX – Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site