Confederação Brasileira de Golfe

Os bons entraram em campo – coluna de Guillermo Piernes

21 de novembro de 2006
O mês de novembro deixará saudades para os amantes do golfe de alto nível. A breve temporada de eventos profissionais se encerrara de 28 de novembro e 02 de dezembro, no Guarapiranga Golf & Country Club, com a realização do Unibanco AIG Match Play Championhip.
 
Além do torneio da modalidade match play, ou seja, disputa direta buraco a buraco entre os jogadores, os amantes do golfe assistiram em ação a muitos dos melhores jogadores sul-americanos no campo do São Fernando. A ausência mais sentida do Samsung Masters II Brasil Classic, foi a do profissional brasileiro Alexandre Rocha.
 
O jogador, que deu suas primeiras tacadas no clube de Cotia, teve um bom motivo para não prestigiar o torneio: Estava disputando a classificatória final para o European Tour, segundo circuito mais importante do ano, depois do PGA americano.
 
No ano passado, Rocha terminou em 125o lugar no ranking europeu. Ganhou quase 180 mil euros em prêmios, mas isso não foi suficiente para garantir sua participação em 2007, já que precisaria ter terminado entre os 117 melhores do circuito.
 
Rocha não decepcionou e assegurou o direito de disputar novamente o European Tour em 2007. Na etapa brasileira do Tour de Las Americas, foi registrado um recorde de jogadores participantes no Pro-Am Votorantim Private Bank com 170 pessoas.
 
Henrique Lavie, diretor do Tour, enfatizou que o intercâmbio internacional é fundamental para o crescimento do nível golfístico profissional: “Ficamos muito felizes em colaborar com esse crescimento”.
 
O golfe brasileiro tem mais uma etapa importante nesta semana, quando o Porto Alegre Country Club recebe pela primeira vez o LG/Vivo PGA Championship 2006, torneio que vai distribuir R$ 270 mil em prêmios, a maior bolsa da temporada.
 
Na quarta-feira 22, quando diversos empresários sairão a campo para a disputar o Pro-Am, junto a profissionais renomados como o paraguaio Carlos Franco, que tenta recuperar o seu direito de jogar o PGA Tour. No campo de Franco, vizinho a Assunção foi realizado dias passados um encontro de profissionais onde os golfistas colombianos predominaram.
 
A breve passagem dos melhores sul-americanos pelos campos brasileiros deixará saudades e certamente mobilizara aos que procuram que o golfe profissional nacional encontre finalmente o seu caminho.
*Guillermo Piernes e consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e Revista Forbes. Autor dos livros Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com
 

Pódio
Champs:
Bruno Jean Birepinte foi o campeão da Taça Champs Prives 2006, escoltado por Reis Souza, que também preside o clube de Campo Limpo Paulista. Na última etapa do ano, patrocinada pela Villa do Golf e Zamorra Veículos, venceram nas distintas categorias José de Almeida, Samir Hakim  e Fernando Vieira.
 
Mtel: A equipe da Pfizer encabeça as posições do CEG seguida pela VB Serviços e pela Duke Energy. A penúltima etapa do Circuito Empresarial foi patrocinada pela Mtel onde brilhou Rubens Amaral. A última etapa do circuito será realizada em 1 de dezembro, no Clube de Campo de São Paulo.
 
TLA: A primeira edição do Aberto de San Luis, na Argentina será o torneio que substituirá o cancelado Aberto do Brasil no calendário do Tour de Las Americas. O torneio argentino terá U$150 mil em prêmios e será realizado de 23 a 26 de novembro. Os resultados dos diferentes torneio do TLA podem ser encontrados no site www.golfeamador.com.br.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site