Confederação Brasileira de Golfe

Rumo às estrelas num segundo – Coluna Guillermo Piernes

16 de agosto de 2007

*Guillermo Piernes

Os golfistas investem milhões de dólares em equipamentos, tacos, associações, viagens, aulas, vídeos, livros e revistas e valiosas horas de vida para melhorar seu swing, o movimento central do golfe que dura apenas um segundo.
Entre a nata dos golfistas mundiais, o movimento de realizar o pêndulo para dar velocidade à cabeça do taco dura entre 1.1 a 1.7 segundos. Um rápido momento que definirá a distância e o rumo da bola, a diferença entre a vitória e a postergação dela, porque o golfista é fundamentalmente otimista e perseverante.
O swing de golfe é um giro dos ombros que faz com que o taco suba e desça num plano que determine o contato perpendicular da cabeça do taco com a bola. Um movimento sem força e com ritmo, em alta velocidade.
O empunhar do taco deve ser realizado com a leveza com que se seguraria um pássaro sem deixá-lo fugir e sem asfixiá-lo. Executar um swing parece fácil para a maioria das pessoas, até que elas têm a oportunidade de pegar um taco de golfe.
A velocidade da cabeça do taco empunhado pelos grandes profissionais supera os 140 quilômetros horários. Essa velocidade permite que a bola seja lançada até a uns 260 metros de distância, na média com o tiro de saída com o maior dos tacos, no principal nível técnico profissional do mundo.
Quem sabe de swing é Tiger Woods, que com a sua vitória no último torneio Major do ano ficou mais perto de chegar ao topo de vitórias em certames principais. Após a vitória de Tiger no PGA Major, a distância ficou encurtada com o legendário e aposentado Jack Nicklaus.
O “Urso Dourado” venceu 18 Majors, Woods 12, Ben Hogan e Gary Player nove cada um. O detalhe é que Nicklaus conquistou a metade das suas vitórias nos Majors, a metade com mais de 35 anos. Tiger tem 31 anos, para muitos o início da melhor década para um golfista de alto desempenho, ao somar experiência, maturidade emocional ao ápice da forma física.
“Alguém vai pulverizar o meu recorde. Deverá ser Tiger. Além de ser um tipo sensacional, domina o mais perfeito e consistente swing de golfe que conheço”, disse Nicklaus.
Tiger foi o primeiro golfista profissional em ostentar o título de campeão simultâneo nos quatro Majors, quando venceu os torneios abertos de Estados Unidos, Britânico, PGA do ano 2000 e o Masters de 2001. Se continuar o ritmo de conquistas da sua vida profissional, com um total de 79 trunfos em 11 anos, Tiger Woods deverá chegar ao primeiro bilhão de dólares em 2011, segundo vários analistas financeiros americanos. Tiger seria o primeiro esportista na história a obter um bilhão de dólares, entre prêmios e patrocínios.
*Guillermo Piernes e consultor corporativo e palestrante de golfe. Autor de “Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa” (Ed. Paraíso). piernes@yahoo.com

Pódio

Hope: No sábado 18 se disputa a sexta etapa da taça Champs Privé, em Campo Limpo Paulista. O beneficente III Golf Classic será realizado em 22 de agosto no Clube de Campo de São Paulo, com a organização de Eagle Sports. Em 24, 25 e 26 de agosto, a Federação Paranaense de Golfe realizará a Copa das Nações no Hotel Resort Casino Yacht y Golf Club Paraguayo.

Diners: A primeira etapa do Diners Classic será no São Fernando Golf Club de 23 a 26 de agosto e, a segunda, de 4 a 7 de outubro, no clube Guarapiranga, organizadas pela TrySports. Em 25 de agosto, no clube Guarapiranga, se disputará a tradicional Taça das Nações.

Câmara: O II Torneio Amistad da Câmara de Comércio Argentina-Brasil de São Paulo, acontecerá em 31 de agosto no campo de Terras de São José, em Itu, com a organização de GT Eventos. Nessa data, no Clube São Fernando, se realizará o Golfe Experience. 

 

 

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site